Pontos e Contos: um projeto social, que começou do desejo de ajudar e se tornou uma potência empreendedora, num mercado cada vez mais seletivo
Conheci Francisca Lima Lessa por meio da queridíssima Nina Sargaço – ainda vou falar muito dela por aqui – e foi “amor à primeira vista”. Francisca é uma engenheira agrônoma, executiva em seu meio que, ao se deparar com as privações e dificuldades de mulheres da região de Penedo, em Alagoas, não se conteve e iniciou um projeto que, hoje, envolve sua família e se destaca num mercado cada vez mais profissionalizado e seletivo.
É muito comum que grandes artesãos sejam “descobertos” por iniciativas de transformação social, mas, também muitas vezes, acontece dessas ações perderem a força com o passar do tempo. Não foi o que aconteceu com a marca Pontos e Contos. Sua idealizadora teve contato com o artesanato desde muito cedo e, durante a carreira universitária, viu a diferença que a renda por meio do bordado podia gerar. Mais tarde, ela abraçou a causa em seus trabalhos voluntários, com iniciativas que chegaram a contar com o apoio da Unesco e do Sebrae, vendo suas peças levarem o nome do Brasil em Milão. Ou seja, o conhecimento encontrou o talento e não se intimidou frente à possibilidade de compartilhar. Os saberes se uniram e transformaram o desejo de ajudar em uma instituição registrada, geradora de trabalho e renda para famílias inteiras, assim como uma referência em feiras internacionais de negócios.
Hoje, a marca conta com um artesão particular para a criação dos cenários que serão reproduzidos pelo bordado. Isso, a partir de um texto com a história selecionada. Para a execução dos bordados, atualmente, o projeto reúne mais de 30 artesãs, bordadeiras – e, muitas vezes, suas famílias. Porém, em geral, as peças são produzidas por uma única artesã, até a sua finalização. O que torna o trabalho ainda mais exclusivo.
Trata-se de uma arte reconhecida em todo o Brasil e que conta com a credibilidade que o artesanato merece, vendendo moda feminina e masculina, acessórios e artigos de decoração. As peças são comercializadas pelo site do projeto e por parceiros que desenvolvem coleções únicas. Também há a opção de encomenda individual, valorizando ainda mais as infinitas possibilidades que o artesanato regional pode proporcionar, em qualquer parte do mundo. Um verdadeiro presente aos olhos, ao consumo e à regionalidade.
Fotos: Divulgação
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Les Cinq Sens.
Saiba mais:
WhatsApp: (82) 9925-7768