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O mercado de bens de luxo pode chegar a 380 bilhões de euros até 2025

Na última versão do relatório Luxury 2022 “Rerouting the Future”, a consultoria Bain & Company e a Fondazione Altagamma relatam perspectivas mais do que favoráveis ??para o setor, impulsionadas por um início de ano particularmente dinâmico.

Uma recuperação marcada pelo restabelecimento europeu e pelo surto americano

“Um salto em forma de V” é o termo que os especialistas por detrás deste estudo usam para qualificar o mercado de bens pessoais de luxo ao longo da pandemia.

Com um valor estimado hoje em cerca de 288 bilhões de euros, o setor voltou de fato aos seus números pré-COVID; no primeiro trimestre de 2022, o segmento de luxo teria registado um crescimento estimado entre +17% e +19% em comparação aos primeiros três meses de 2021, impulsionado principalmente pela recuperação do mercado europeu.

Embora desde março a China esteja sob novas restrições governamentais relacionadas a uma nova onda de COVID, o relatório destaca a força da demanda local e vê uma retomada para o final de 2022 e início de 2023.

Sendo uma outra região significativa para o mercado, os Estados Unidos estão atualmente experimentando um crescimento sem precedentes à medida que “marcas de luxo liberam o verdadeiro poder da diversidade e inclusão, descobrindo o verdadeiro potencial de toda a base de clientes americana”, afirma o relatório.

Perspectivas plurais para o luxo

Apesar de desafios macroeconômicos significativos, incluindo hiperinflação, desaceleração do crescimento do PIB e o conflito russo-ucraniano, o mercado de bens de luxo pessoais mais uma vez mostrou resiliência“, resume Claudia D’Arpizio, co-autora do estudo, para quem as maisons de luxo distinguiram-se no início do ano “por desempenharem um papel de liderança na transformação sustentável e digital em curso“.

É notório que os grandes players do luxo – Gucci, Givenchy, Louis Vuitton, etc – não poupam esforços para conquistar um lugar para si nos mundos virtuais. De acordo com o estudo, os NFTs e o metaverso poderão representar de 5 a 10% do mercado de luxo até 2030, uma tendência alimentada por marcas que não hesitam em adotar tanto o papel de “criadores como de construtores” nestes hemisférios em desenvolvimento.

Ao mesmo tempo, os canais de venda direta também devem se destacar, desde que se concentrem na inovação e no valor agregado de novos pontos de contato para atrair consumidores que valorizam  novas experiências.

Entre as outras alavancas de crescimento, o relatório também menciona a necessidade das marcas inovarem em termos de sustentabilidade, apresentando o assunto como vantagem competitiva aos olhos de consumidores cada vez mais sensíveis aos valores sociais e ambientais de suas compras.

Por fim, de acordo com o estudo, as marcas terão de “tornar-se criadoras de talento em vez de captadoras de talento” e construir novas relações entre os humanos e as novas tecnologias relacionadas com a otimização do conhecimento e do know-how; um ponto-chave que pode ser encontrado na implementação de novos cursos de treinamento desenvolvidos pela Hermès ou na participação da Gucci no oferecimento de um mestrado em dados e inovação.

Essas e outras medidas poderiam ser as responsáveis por aumentar o valor do mercado de bens pessoais de luxo para 360 ou até 380 bilhões de euros nos próximos três anos.

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