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Mercado de luxo deve fechar 2022 com crescimento de 21%, aponta relatório da Bain

O mercado global de bens de luxo deu mais um salto em 2022, apesar das condições de mercado altamente incertas. No próximo ano, e pelo resto da década até 2030, ele segue pronto para continuar expandindo mesmo diante da atual turbulência econômica, aponta a 21a edição do estudo de luxo Bain & Company–Altagamma.

A indústria global de bens de luxo em geral deve atingir um valor de mercado de cerca de 1,4 trilhão de dólares em receita de vendas este ano, crescendo 21% na comparação com 2021 (nas taxas de câmbio atuais), de acordo com o último relatório da Bain & Company com Altagamma, a associação italiana da indústria de fabricantes de bens de luxo.

Já a indústria de bens de luxo pessoal, em particular, viu uma nova aceleração de crescimento este ano, logo após a recuperação em forma de V desfrutada em 2021, mostra a pesquisa. Impulsionada por um forte desempenho do mercado em todos os trimestres, apesar dos indicadores macroeconômicos piorarem globalmente, bem como dos desafios específicos na China, o setor de luxo pessoal deve ver o valor de suas vendas saltar para 353 bilhões em 2022, marcando um avanço de 22% em relação às taxas de câmbio atuais (ou 15% em taxas de câmbio constantes) no comparativo ao ano anterior, projeta o estudo.

O desempenho do último trimestre deste ano, determinante para o resultado final de 2022, dependerá em grande parte do levantamento progressivo das restrições à pandemia de Covid-19 na China, bem como da evolução da confiança do consumidor de luxo europeu e americano diante do aumento da inflação e das pressões de custo de vida, além da potencial recessão nas economias dos EUA e da Europa, como observa o estudo. 

Mas, apesar dos desafios econômicos atuais e contínuos, o mercado de luxo continuou com forte desempenho até o momento, com vencedores de marcas em todos os setores e crescimento positivo para cerca de 95% delas, conclui o relatório.

No entanto, os players de marcas de luxo continuam investindo no crescimento futuro, mesmo em meio a indícios de inflação e aumento dos custos, de modo que sua lucratividade está diminuindo ligeiramente, após um aumento sem precedentes em 2021.

“A Nouvelle vague – a nova onda – do mercado de bens de luxo exigirá evolução em meio a disrupção, adaptação em meio à incerteza e uma expansão da criatividade em todos os fundamentos, tudo isso enquanto novas tendências e conceitos se desenvolvem”, aponta Claudia D’Arpizio, sócia da Bain & Company e líder da prática global de bens de luxo e moda da Bain, principal autora do estudo.

Mercado de luxo de 2023 deve ser mais resiliente à recessão do que durante a crise financeira global de 2009

Mesmo diante das condições recessivas esperadas nas principais economias até 2023, a análise da Bain e Altagamma projeta uma maior expansão nas vendas e no valor de mercado de bens de luxo ao longo do próximo ano e década.

A análise observa que, mesmo com uma possível recessão global no próximo ano, o impacto na indústria pode ser diferente do da crise financeira global de 2008-2009.

O mercado de luxo agora parece mais bem preparado para lidar com a turbulência econômica, com sua base de consumidores maior e mais concentrada, foco no cliente, e um ecossistema multi-touchpoint definido para fornecer resiliência em meio a interrupções, segundo o relatório.

Como resultado, a análise da Bain-Altagamma estabelece dois cenários, com o crescimento das vendas no mercado de bens de luxo pessoais definido entre 3 a 5% ou 6 a 8% (com taxas de câmbio constantes), dependendo da força da recuperação econômica na China e da capacidade dos EUA e da Europa de resistir a ventos contrários econômicos.

Pools de lucros habilitados para tecnologia e fortes tendências geracionais tendem a impulsionar um crescimento de mercado de mais de 60% até 2030

As perspectivas para o mercado de bens de luxo pessoais até 2030 também são altamente positivas, conclui a análise de hoje. O estudo constata que sólidos fundamentos de mercado e novos pools de lucros habilitados para tecnologia devem aumentar o valor do mercado para 540-580 bilhões de dólares até o final da presente década, e de 353 bilhões estimados para 2022, o que representa um aumento de 60% ou mais.

Um fator poderoso para o crescimento do setor no restante da década serão as tendências geracionais, informa a análise. ‘Gen Y ‘e’ Gen Z ‘ representaram todo o crescimento do mercado em 2022, observa. Nos próximos anos, os gastos da Geração Z e da Geração Alfa devem crescer cerca de três vezes mais rápido do que de outras gerações até 2030, perfazendo um terço do mercado. Isso é, em parte, impulsionado por uma atitude mais precoce em relação ao luxo, com os consumidores da Geração Z começando a comprar itens de luxo cerca de 3 a 5 anos antes da Geração Y (aos 15 anos, versus aos 18-20), e a geração Alfa esperava se comportar de maneira semelhante.

Esse fator geracional é uma das tendências críticas que afetam o desenvolvimento do mercado de luxo em 2022, e para o resto da década, que são destacadas pelo relatório de hoje. Em conjunto, o estudo caracteriza essas tendências como a “Nouvelle vague” – ou “nova onda’ – de desenvolvimentos para o setor.

“Em seu caminho para 2030, as marcas de luxo precisarão alavancar sua posição de vanguarda cultural e excelência insurgente para superar os desafios futuros e moldar o mundo. Assim como fizeram recentemente por meio de excelentes produtos e engajamento centrado no ser humano, agora precisam lidar com novas prioridades: ESG, cadeia de criatividade, tecnologia e dados. Esses domínios são ricos em oportunidades para marcas de luxo, mas investimentos para crescimento futuro são cruciais”, comenta Federica Levato, sócia da Bain & Company e líder da prática de artigos de luxo e moda da EMEA da empresa, coautora do relatório. 

As outras cinco principais tendências identificadas no relatório são:

Continentes antigos ainda lideram, mas novos mercados surpreendem

Enquanto o mercado de luxo dos EUA ainda é forte e a Europa conseguiu se recuperar para além de 2019 graças à sólida demanda local, juntamente com um impulso extra dos compradores turísticos dos EUA e do Oriente Médio, novos mercados estão surpreendendo a indústria. O Sudeste Asiático e a Coreia também estão ganhando em termos de crescimento e potencial.

Embora nunca haja “outra China” em termos de contribuição de crescimento para a indústria, a Índia e os países emergentes do Sudeste Asiático e da África têm um potencial significativo. No entanto, eles ainda exigem um incremento de infraestrutura para facilitar a expansão localmente. Entre as estrelas em ascensão, a Índia se destaca pelo potencial de crescimento, que poderia ver seu mercado de luxo expandir para 3,5 vezes o tamanho atual até 2030, impulsionado por um interesse crescente, atitudes e comportamentos em evolução entre os (jovens) clientes.

Enquanto isso, a própria China, que continua crucial para o longo prazo do mercado de luxo, segue enfrentando uma fase desafiadora devido aos bloqueios da Covid e ainda está com desempenho abaixo dos números de 2021. O mercado de luxo da China deve se recuperar entre o primeiro e o segundo semestre de 2023.

As lojas estão reconquistando seu papel

O varejo continua dominando, enquanto os canais online vêm uma normalização em seu crescimento. Os próximos anos atingirão uma nova indefinição das fronteiras entre ‘monomarca’ e comércio eletrônico, o que levará cada vez mais as marcas a adotarem uma abordagem “Omnichannel 3.0”, habilitada e aprimorada por novas tecnologias.

Base de clientes em expansão

A base de consumidores do mercado de luxo está se ampliando, com cerca de 400 milhões de clientes em 2022, e com previsão de expansão para 500 milhões até 2030. Esse crescimento do mercado é impulsionado por fatores que vão além da aspiração, com os consumidores se tornando mais conhecedores e exigentes, e intensificando a concorrência por lealdade. A extremidade superior do mercado também está se expandindo ao mesmo tempo e representou cerca de 40% do valor de mercado em 2022 em comparação com 35% do ano passado, com esses consumidores valorizando produtos e experiências únicas.

Super desempenho de todas as categorias, reabastecendo o guarda-roupa na crescente era ” pós-streetwear

Todas as categorias de luxo agora se recuperaram para níveis de 2019 ou melhores, com hard luxo, couro e vestuário liderando o ressurgimento após a pandemia. Uma “estratégia de elevação” deliberada (e eficaz) promoveu um aumento progressivo de preços em todo o setor (impulsionando cerca de 60% do crescimento 2019-2022) sem prejudicar o crescimento do volume.

Essa tendência também se refletiu nas categorias de produtos, através da mudança para a era ‘pós-streetwear’, que mantém alguns elementos do chamado streetwear (como fluidez de gênero, vestuário sem ocasião, inclusividade e inspiração voltada para o esporte), mas vai além de seus códigos de estilo por meio de novas e aprimoradas técnicas, materiais e funcionalidades.

Luxo e arte estão convergindo

O luxo está se convertendo em arte, com o objetivo de transcender de sua forma original, enraizada no artesanato e na excelência funcional, para significados mais amplos, potencializados pela imaginação e pelo poder simbólico, para construir suas criações artesanais.

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