Gastronomia

François Pinault compra a Jacquesson

Através do seu departamento de marcas de vinho Artémis Domaines, o grupo de investimento Artémis fundado por François Pinault – CEO da Kering – adquiriu o champanhe Jacquesson, o champanhe favorito de Napoleão.

A indústria do luxo está finalizando os balanços de suas operações financeiras no final de 2022. A Breitling e o Partners Group, a Bucherer adquiriu a distribuidora dinamarquesa Klarlund. Sem esquecer da participação da Chanel na especialista em jeans Fashion Art, a aquisição da Paris Society pelo grupo Accor, ou ainda o investimento da Dior no atelier de couro Art Lab. Se as últimas semanas foram ricas em transações, um novo negócio se estabeleceu no setor gastronômico.

De fato, após uma participação minoritária inicial na empresa de champanhe Jacquesson ao lado da família Chiquet no início do ano, o grupo Artémis Domaines adquiriu a totalidade do capital da empresa. Localizada no vale do Marne, a casa fundada em 1798 tem uma importante narrativa, trazida pelo boato de que os cuvées da marca teriam sido os preferidos do imperador Napoleão 1º, numa época em que um cuvée Ruinart foi eleito o melhor champanhe do mundo .

A produção de Jacquesson, que inclui os cuvées dos anos 700 em particular, é limitada entre 250.000 e 300.000 garrafas por ano para otimizar ao máximo a qualidade dos sucos e preservar a raridade dos champanhes: uma noção de exclusividade querida aos olhos do público. . A direção geral da marca continuará sob a égide de Jean Garandeau, ex-funcionário da Krug nomeado há alguns meses, enquanto Jean-Hervé Chiquet permanecerá no conselho de administração.

Jacquesson junta-se assim ao portifólio das casas Artémis Domaines, compostas por Château Latour, Domaine d’Eugénie, Clos de Tart e Château-Grillet. A empresa especializada no segmento de vinhos faz parte do grupo de investimentos Artémis – cujos ativos consolidados chegam a 43 bilhões de euros – fundado em 1992 por François Pinault, também criador da gigante de luxo Kering. Christie’s, Giambattista Valli e até mesmo Courrèges também estão registrados nos ativos da empresa.

You may also like