A Ferragamo anuncia a nova campanha com pinturas cedidas por Le Gallerie degli Uffizi. Uma direção completamente nova, reconectando a marca a Florença e sua tradição de beleza e inovação
Os membros da nova comunidade estendida de Ferragamo são imaginados como protagonistas atemporais de obras-primas da Renascença italiana, enquanto uma série paralela de imagens fornece informações sobre o processo: Renascença um símbolo de renascimento, um esforço coletivo em construção.
A história da Ferragamo não é simples, como o fundador colocou, “a história do pequeno, descalço, e iletrado menino que se tornou um famoso sapateiro”. É também uma história de constante renascimento e evolução. Certamente Salvatore Ferragamo, nascido no vilarejo de Bonito, a 11ª criança de 14, que criou belos calçados desde seus 12 anos de idade, renasceu nos EUA como um jovem artista italiano que entendia os desejos de Hollywood. Esse foi o primeiro renascimento da Ferragamo.
Essa transformação foi alcançada abraçando a herança italiana com talento ousado. O interior da boutique na “6683, Hollywood Boulevard” era pura renascença italiana: paredes com batique que lembram tapeçarias do século 14, sofás esculpidos à mão, e cortinas luxuosas complementando as colunas clássicas. De Avelino, região perto de Nápoles, como um italiano, Salvatore estava sobre o feitiço de Florença, “A Joia da Renascença”, e imbuído com o espírito daquele lugar e tempo; ele entendeu seu poder e ressonância. Então, quando alguns anos depois ele decidiu retornar à Itália havia apenas um lugar que serviria: Florença. Uma nova Renascença de Ferragamo havia começado.
A Renascença Italiana foi um período de intensa criatividade e novas ideias. Ele celebrou inovação e artesanato, e casou a arte com a excelência artesanal. Tudo isso estava em evidência no Palazzo Spini Feroni, a casa de Ferragamo em Florença em 1927. Datando do século 13, o Palazzo, o qual ainda é a sede da Ferragamo, parecia emblemático da Botega fiorentina, o workshop ou estúdio dos mestres artistas e artesãos onde o diálogo e troca de ideias e conhecimentos permitiram aos pensadores, intelectuais e artistas do Renascimento desenvolver a filosofia e habilidades locais em um fenômeno global.
Ao longo desse tempo, a comunidade criativa alimentou a imaginação do fundador e divulgou suas coleções inspiradas em Florença. Isso incluía não só os companheiros artesãos de Ferragamo, mas também sua extraordinária clientela: nomes como Audrey Hepburn, Greta Garbo, Sophia Loren, Lauren Bacall, Marilyn Monroe e Eva Perón (anos depois Madonna usaria Ferragamo quando interpretou Perón em Evita).
Ponto central para a experiência florentina que guiou a criatividade de Ferragamo, o símbolo de coração pulsante da celebração do Renascimento foi a galeria italiana Uffizi. Iniciado por Giorgio Vasari como escritórios – uffizi – para Cosmo I de’Medici, grande duque da Toscana, em 1569, foi um dos primeiros museus modernos, abrindo sua galeria para o público em 1769 e se tornando um museu pouco menos de um século depois. Ao longo da história da Ferragamo em Florença, a galeria Uffizi esteve lá, uma luz guia relembrando a importância de novas ideias, arte, beleza e criatividade.
Hoje Ferragamo escolhe fazer parceria com o Uffizi – onde fica exposta um dos símbolos do renascentismo, o “Nascimento de Vênus” por Botticelli – para apresentar a visão do Diretor Criativo Maximilian Davis para a marca, usando algumas das obras de arte mais famosas dos séculos 15 e 16 para servir de cenário para seu trabalho. Ao colocar musas, amigos e membros de sua comunidade criativa diversificada vestindo alfaiataria afiada e terno requintado, com tecidos ricamente texturizados, materiais e cores ousados, a bolsa Hug e os arquivos inspiraram a sandália dourada no contexto de trabalho de Bellini, Veronese e Botticelli, Davis criou um diálogo entre o passado e o presente, onde ambos os espíritos da Renascença e do mundo luxuoso do século 21 foram lançados em diferentes relevos em sobreposição.
Maxilimian Davis declara “A Renascença está conectada à Florença, e Florença está conectada à Ferragamo. Nesse momento de um novo recomeço para a maison, faz total sentido recuperar o berço do Renascentismo como nosso berço espiritual, e aproveitar o profundo espírito artístico da cidade para divulgar a nova coleção”.
E assim como o fundador Salvatore colaborou com a comunidade artística, Davis convidou um grupo de criativos para aparecer nas imagens tiradas pelo fotógrafo Tyler Mitchell. A campanha da Nova Renascença narra uma comunidade em formação, com um elenco de personagens retratando modelos, músicos e criadores que habitam a encenação baseada em obras de arte, animando-as em uma forma contemporânea.
Maximilian Davis está construindo o futuro de Ferragamo por meio das mãos habilidosas de seus artesãos, do estudo e evolução de sua herança, do aproveitamento de novos talentos criativos e do estabelecimento de sua própria comunidade.
Bem-vindo a Nova Renascença Ferragamo.
Diretor Criativo da Campanha: Ferdinando Verderi
Fotógrafo e Diretor de Vídeo: Tyler Mitchell
O Elenco: Vittoria Ceretti – Modelo, Anok Yai – Modelo, Lina Zhang – Modelo, Jessica Stam – Modelo, Mona Tougaard – Modelo, Paul Hameline – Modelo, Iván de Pineda – Modelo, Malick Bodian – Modelo, Taemin Park – Modelo, Zainab Jama – Consultor Criativo e Estrategista, Kelela – Cantora e Compositora, Yasmina Dexter – Artista de Som, Tyler Mitchell – Fotógrafo e Diretor de Vídeo
Obras em destaque: Alesso Baldovinetti, Anunciação (1457), Giovanni Bellini, Alegoria Sagrada (1490-1500), Paolo Veronese, Anunciação (1570-75), Francesco Granacci, José Conduzido Ao Cárcere (1515), Giorgio Vasari, Retarto de Alessandro de Medici (1534), Botticelli, Retrato de um homem com uma medalha de Cosimo (1475), Botticelli, A Anunciação de San Martino alla Scala (1481), Piero della Francesca, Retrato dos duques de Urbino Federico da Montefeltro e Battista Sforza (1467-1472).