Moda

Balenciaga lança nova colaboração com a Lay’s

Há alguns dias, a marca de luxo apresentou um novo acessório diretamente inspirado nos pacotes de batatas da marca agroalimentar norte-americana. Uma criação que já está alimentando o burburinho nas redes sociais.

Balenciaga: chique e fresco

Visto nas passarelas como parte da apresentação da coleção Verão 2023 durante a Semana de Moda de Paris, o novo acessório da maison empresta as características de um saco de batatas da marca Lay’s.

Amarelo, vermelho, azul, verde: aqui, as nuances estão disponíveis de acordo com os sabores enquanto o design, bem literal, combina couro, fechamento por zíper e co-logo.

Já vista na primavera passada durante uma aparição pública de Demna Gvasalia, diretora artística da Balenciaga desde 2015, a criação foi compartilhada pela Lay’s – uma marca do grupo PepsiCo – em uma série de publicações em suas redes sociais.

Ikea, McDonalds, Lay’s… A luxação do mercado de massa segundo Demna Gvasalia

Não é a primeira vez que Balenciaga se apropria dos códigos de consumo de massa desde a chegada de Demna Gvasalia à frente de suas coleções. Já em 2017, a marca do grupo Kering reinventou a sacola azul da Ikea à sua maneira. Dois anos depois, a marca lançou um par de sapatos que lembra um cone de batatas fritas do McDonalds.

Uma ampla lacuna criativa que visa alimentar o DNA da marca, entre apropriação contemporânea e herança patrimonial. “Odeio caixas, odeio rótulos e odeio ser rotulado e guardado numa caixa” explica o designer na nota introdutória deste último espetáculo dedicado à construção da identidade. “A moda adora caixas e rótulos mais do que tudo. Luxo, não luxo, street, couture, buzz bom ou ruim (…). Colocar o luxo na caixa do impecável, do exclusivo e do ostentoso é tanto redutivo quanto de outro tempo.

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