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Turismo na Suíça para brasileiros – com Fabien Clerc

O turismo da Suíça representa fielmente os valores do seu país: excelência, elegância e eficácia. O salto de visitantes em seu território tem duas explicações: o pioneirismo na abertura das fronteiras por conta do COVID-19 mais a estratégia consistente, e investimento inteligente no mercado brasileiro, sobretudo no turismo de alto padrão.

Quem comanda a operação bem sucedida é Fabien Clerc, atual Cônsul e Diretor de Turismo da Suíça no Brasil. O diplomata possui mestrados em Liderança Global e Ciências Políticas que o levaram a ocupar cargos de direção em diferentes ONGs espalhadas pelo mundo – como o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Suíça), a Universidade das Nações Unidas (Japão) e o Centro de Redução de Desastres da Ásia (Japão) –, onde gerenciou projetos em desenvolvimento sustentável e capacitação.

Antes de ocupar o cargo de Diretor de Turismo da Suíça, Fabien atuou também como Diretor Associado para a Ásia no Fórum Econômico Mundial (WEF), responsável pelo desenvolvimento de negócios, marketing, captação de recursos e gestão de relacionamento para governos e grandes empresas.

Compartilhando sua inacreditável bagagem que carregou nas suas diversas andanças pelo mundo, Fabien Clerc nos conta em entrevista como está o cenário atual do turismo na Suíça para os brasileiros e seus principais atrativos, passando pelos centros de compras, hotéis de luxo e experiências gastronômicas. Além disso, ele também nos explica sobre as tendências para o turismo de luxo no país e as estratégias de promoção dos destinos para a nova geração. Confira:

Les Cinq Sens: A Suíça tem sido um dos destinos mais atuantes no mercado brasileiro nos últimos anos. A que se deve a tal postura mais ativa no país?

Fabien Clerc: O Turismo da Suíça abriu seu escritório no Brasil em 2004. Desde a abertura do escritório, o número de visitantes brasileiros na Suíça tem aumentado constantemente. Podemos, portanto, supor que existe uma correlação entre o trabalho realizado no Brasil e o aumento de turistas brasileiros na Suíça. Com uma equipe experiente, o Turismo da Suíça está sempre trabalhando com os canais de marketing mais eficientes no Brasil, ou seja, mídias sociais, parcerias com as agências e operadores de viagem e treinamentos efetivos, além de outras atividades de promoção do destino. 

LCS: Publicações recentes mostram um crescimento importante no número de turistas na Suíça. Você tem como nos informar quantos brasileiros visitaram o destino no último ano? E qual a média de noites desses viajantes no país? Quais as cidades/cantões mais procurados?

FC: As pernoites de turistas brasileiros aumentaram de 225.239 em 2015 para 248.573 em 2019, antes da pandemia. A Suíça recuperou todas as pernoites brasileiras durante a última temporada de inverno 2021-2022, com -2,3% das pernoites em janeiro de 2022 (em comparação com janeiro de 2019) e +13,2% das pernoites em fevereiro de 2022. O Brasil foi o único mercado do Turismo da Suíça com crescimento positivo nesse período (junto com o mercado doméstico). Em 2019, as cinco principais regiões em termo de pernoites brasileiras eram a região de Zurique (29%), região de Genebra (17%), região de Berna (13%), região do lago Lucerna (10,5%) e região de Vaud (8%).

LCS: A ação com influenciadores digitais brasileiros, como Silvia Braz, têm sido muito apreciada pelo público. Trata-se de uma estratégia global ou local? Nesse sentido, quais as mídias sociais que mostram mais resultados para vocês, quando se fala de marketing digital?

FC: O marketing digital tem um grande impacto na promoção do turismo no Brasil, diferente de outros mercados do Turismo da Suíça. Uma grande parte do nosso investimento é destinado ao marketing digital no Brasil alinhado com nossa estratégia local. Trabalhamos com o perfil de influenciadores que atraem no segmento de luxo, o nosso segmento de foco no Brasil. Somos capazes de medir o impacto dessas promoções com KPIs específicos. As plataformas de mídia social mais eficazes para o Turismo da Suíça são Instagram e YouTube.

LCS: Embora sofisticada, a Suíça não é o país que vem em primeiro lugar na preferência da geração Z. Como vocês pretendem trabalhar o branding com consumidores do futuro?

FC: A Suíça é um destino para os jovens, também. Um país pequeno mas com uma grande oferta de atividades divertidas, em todas as estações. No inverno, as atividades de neve e no verão é possível encontrar uma grande oferta de atividades ao ar livre para jovens, como mountain bike, caminhadas, rafting e muito mais, além de muitas atividades culturais, como festivais de música e cinema ou uma vida noturna densa. Por exemplo, em Zurique em agosto acontece um dos maiores festivais eletrônicos do mundo, a Street Parade, que atrai cerca de 1 milhão de pessoas. 

O principal desafio para atrair jovens é o preço, dada a crença geral de que a Suíça é um pais mais caro para viajar. Na realidade, tem muitas maneiras de viajar na Suíça de uma forma mais acessível. Por exemplo, usando o Swiss Travel Pass ou um dos modernos Youth Hostels, considerados os melhores do mundo, com conforto. Tentamos espalhar esta mensagem através das nossas ações de marketing regularmente. Além disso, também focamos na promoção de viagens na Suíça em família, com o objetivo de mostrar que a Suíça é um lugar fácil e seguro para viajar com crianças.

LCS: Durante muito tempo o turismo de luxo na Suíça, na visão dos brasileiros, se resumia a Gstaad e Saint Moritz. O seu trabalho tem mostrado outras ofertas. Além dessas estações, o que o brasileiro com foco em turismo de alto padrão pode vivenciar no destino?

FC: A Suíça tem vários resorts e é possível atender os mais altos níveis de exigência. Além de St. Moritz e Gstaad, alguns resorts têm visto um aumento de turistas brasileiros nos últimos anos: Zermatt, Crans-Montana, Verbier, Klosters / Davos e Grindelwald. Estes têm uma grande oferta atendendo ao mercado de luxo e alto luxo. As estações de esqui geralmente são sedes de hotéis de luxo, sendo a Suíça exemplo em hospitalidade, além de restaurantes estrelados com chefs famosos e restaurantes de montanha, eventos na temporada de inverno, vida noturna, trilhas na neve, snow safari, entre outras atividades.  Já no verão, temos muitas opções de atividades outdoor rodeadas pelos nossos lagos azuis, exposições de arte, visitas à queijarias, fábricas de chocolates, vinhedos, cruzeiros, entre outras opções.  

LCS: A Suíça sempre foi reconhecida como o berço da hotelaria tradicional de excelência. Que hotéis de luxo traduzem hoje uma hotelaria de alto padrão mais alinhada com os valores contemporâneos?

FC: Há muito tempo a Suíça tem sido associada à alta qualidade e atenção aos detalhes. Seus hotéis mais luxuosos também mantêm a reputação de alta classe do país, oferecendo aos hóspedes tudo, desde restaurantes Michelin-estrelados até passeios de helicóptero. Quer você aprecie hotéis boutique, propriedades majestosas frequentadas por celebridades, ou resorts spa, a Suíça tem o poder de realizar o desejo de todos. Na Suíça você encontra os hotéis de luxo clássicos, que permanecem de primeira classe e, que são renovados com frequência, mantendo a história e tradições. Por outro lado, muitas novas propriedades de luxo foram criadas com um visual mais sofisticado, mais moderno, mantendo ao mesmo tempo a excelência da hospitalidade suíça. A combinação de ambos faz destes hotéis os melhores do mundo em sua categoria.

LCS: Que experiências gastronômicas são obrigatórias no país? (chefs, restaurantes estrelados, produtores, lojas gourmets)

FC: As quatro diferentes zonas culturais da Suíça têm algumas experiências gastronômicas interessantes a oferecer. Muitos dos pratos são pratos de grande valor que provêm de sua herança da agricultura e do leite e queijo, leite, creme, manteiga e/ou iogurte são ingredientes populares.

O Fondue é um dos itens culinários mais conhecidos,  outro prato popular é Raclette, que é preparado derretendo a lateral de um queijo cortado em um forno. Cada convidado come, por sua vez, um pedaço de queijo derretido com batatas e picles. Na Suíça de língua alemã, o rösti (pronuncia-se rush-T), batatas assadas com queijo ou bacon na parte superior, é um prato renomado.

A palavra francesa gourmet é facilmente encontrada nestas áreas, especialmente devido à afinidade da região com a alimentação, e todas as coisas relacionadas. Você encontrará chefs entusiasmados e aficionados por comida, conjurando maneiras de melhorar a experiência da comida; você também descobrirá um mundo de cozinha gourmet como nunca antes. Em tudo isso, há lugar para algumas delícias doces, uma vez que os chocolates suíços têm preços de posse em todo o mundo. Em quase todos os pratos preparados aqui, o queijo desempenha um papel muito importante, transportando-o para um mundo de sabores doces, salgados, azedos, amargos e alguns gostos mais inexplicáveis. Sem esquecer, as carícias que você sente em seu ser são o resultado da simpatia da hospitalidade suíça.

LCS: Shopping é uma motivação dos turistas de alto poder aquisitivo no Brasil. Que novidades a Suíça oferece hoje para os shopaholics?

FC: A Suíça se tornou um país amante do shopping nos últimos anos. O próprio povo suíço tem exigido horários de funcionamento mais flexíveis e uma maior oferta de oportunidades de compras nas cidades e regiões rurais. Hoje, é fácil encontrar marcas internacionais e nacionais para shoppings em todo o país. As principais marcas de luxo estão disponíveis com as últimas coleções e produtos. Além disso, a maioria das lojas estendeu o horário de funcionamento para atender melhor tanto a população trabalhadora quanto os turistas.

LCS: Como é a oferta MICE de vocês?

FC: Tem uma quantidade substancial de oportunidades MICE inexploradas no Brasil para ST. Somos bastante ativos no segmento de incentivos em particular, que tem o maior potencial para a Suíça no Brasil. Continuaremos desenvolvendo o mercado de incentivos no Brasil, aumentando a conscientização sobre o que a Suíça tem a oferecer e que ainda é desconhecido por muitas empresas brasileiras. As melhores classificações nos rankings internacionais comprovam isso: a Suíça é uma das principais localizações do mundo. Este fato é algo que os organizadores de eventos podem se beneficiar. Tudo está próximo: distâncias curtas, profissionais de primeira classe, excelente infraestrutura, a menor taxa indireta da Europa, passagens de transporte público gratuitas na maioria das cidades e muito mais.

LCS: Quais as próximas ações de vocês ainda em 2022? Rodshows? Seminários?

FC: Este ano, o Turismo da Suíça continuará trabalhando com parceiros do ambiente digital para promover a Suíça nas mídias sociais. Além disso, no final de agosto, realizaremos um Workshop Brasil em Zurique, para o qual convidaremos 40 dos melhores agentes de viagem e operadores turísticos do Brasil para conhecer nossos fornecedores locais. O Turismo da Suíça também participará da feira de viagens de luxo FESTURIS em Gramado no início de novembro. Finalmente, estamos enviando uma equipe do Esporte Espetacular da TV Globo para participar e cobrir o novo Peak Challenge: mulheres de mais de 20 países viajando para a Suíça. O projeto será uma tentativa de recorde, pois de acordo com relatos de todo o mundo, nunca foi possível reunir essa quantidade de mulheres em uma escalada. Serão no total 80 mulheres juntas neste projeto. 

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