Turismo

O mais novo destino dos brasileiros antenados

A ILTM Latin America trouxe grandes novidades para o mercado brasileiro, dentre as quais o destino que promete ser o must go do Oriente Médio.Com mais de 7.000 anos de história, tradições e cultura fascinante, Ras Al Khaimah promete uma experiência árabe autêntica e de fácil acesso. Um refúgio ensolarado durante todo o ano, o Emirado apresenta praias intocadas, manguezais exuberantes e dunas, bem como oásis férteis e verdes e as vistas deslumbrantes e inspiradoras das majestosas montanhas Hajar, incluindo o pico da montanha mais alta dos Emirados Árabes Unidos – Jebel Jais – onde as temperaturas são cerca de 10 graus mais baixas que a do nível do mar.

Mais da metade da oferta hoteleira é de alto padrão. O Emirado possui longos trechos de praias de areia branca intocada, que abrigam uma série de hotéis à beira-mar, desde resorts ultraluxuosos pé na areia, até resorts de cidade totalmente preparados para uma viagem em família. A oferta inclui hotéis e resorts de classe mundial como Waldorf Astoria, Hilton, Rixos, Rotana, Ritz-Carlton Al Hamra Beach, bem como o maior Hampton by Hilton do mundo. Recentemente, foram inauguradosno destino o Radisson Resort Ras Al Khaimah na Ilha Marjan e o InterContinental Ras Al Khaimah Resorts & Spa, na Ilha Hayat.

Batizada de Capital turística do Golfo em 2020 e 2021, grande parte da popularidade de Ras Al Khaimah vem da crescente facilidade de acesso. Localizado a poucas horas de voo de vários importantes hubs europeus, o destino fica a apenas 45 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Dubai.

Entrevistamos Iyad Rasbey, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Turismo de Destino e MICE Ras Al Khaimah, que nos conta as novidades do destino e a estratégia para crescer no mercado brasileiro.

Ras Al Khaimah é representada no Brasil pela Boarding Gate.

Ras Al Khaimah

Les Cinq Sens: Este destino tem uma história de mais de 7.000 anos. Qual foi o momento em que você decidiu investir mais no turismo?

Iyad Rasbey: A Ras Al Khaimah Tourism Development Authority (Autoridade de Desenvolvimento Turístico de Ras Al Khaimah) foi criada em maio de 2011 e visa desenvolver a infraestrutura turística deste Emirado, estabelecer Ras Al Khaimah como um destino de classe mundial para viagens de lazer e negócios, criar oportunidades de investimento sustentável e melhorar a qualidade de vida de seus residentes.

Sendo atualmente o destino que mais cresce na região, o turismo desempenha um papel fundamental na construção de uma economia resiliente e diversificada para o Emirado, e nossa visão estratégica está focada especialmente na natureza, lazer, aventura, cultura e autenticidade, tendo como objetivo principal alcançar três milhões de visitantes até 2030.

Anunciamos recentemente uma Estratégia de Destino de Turismo Equilibrado que fará com que Ras Al Khaimah se torne o líder regional em turismo sustentável até 2025. Trabalhando em estreita colaboração com os especialistas ambientais globais da EarthCheck, a estratégia mapeia as principais etapas para o Emirado garantir a sustentabilidade de longo prazo que impulsionará os objetivos gerais de crescimento do turismo e contribuirá diretamente para as mudanças climáticas nacionais e internacionais, assim como os compromissos de política ambiental. Como parte dessa estratégia sustentável, anunciamos planos para investir 120 milhões de euros em 20 empreendimentos turísticos sustentáveis em todo o Emirado, especialmente em Jebel Jais, onde os nossos projetos foram desenvolvidos não apenas para proteger o ecossistema das montanhas, mas também para aperfeiçoá-lo. Ao criar atrações que preservam a cultura e as comunidades locais do Emirado, os turistas poderão desfrutar de experiências autênticas que os farão deixar um impacto positivo ao visitar Ras Al Khaimah.

A base de nossa estratégia de desenvolvimento é nosso investimento contínuo no fortalecimento da conectividade. Idealmente localizado entre o leste e o oeste, os Emirados Árabes Unidos abrigam o maior número de aeroportos internacionais nas proximidades da Europa, Ásia e África, com mais de dois bilhões de pessoas a apenas quatro horas de voo. O Emirado está localizado a 45 minutos do Aeroporto Internacional de Dubai, e o Aeroporto Internacional Ras Al Khaimah está constantemente adicionando novas parcerias estratégicas com companhias aéreas para tornar o Emirado ainda mais acessível aos principais mercados de origem na Europa, além de nos permitir explorar oportunidades com novos mercados, como a América Latina.

LCS: Mais da metade da oferta de quartos deste destino está em hotéis cinco estrelas. Na apresentação ficou claro que, mesmo por questões de sustentabilidade, é aconselhável evitar o turismo de massa. Quais medidas estão sendo tomadas para garantir a exclusividade e segurança do Emirado?

IR: Nosso objetivo é atrair aqueles que buscam experiências seguras e expansivas no “novo normal” das viagens e capturar a imaginação de um segmento crescente de viajantes que desejam algo diferente de suas experiências de viagem – que são definidas por sustentabilidade, bem-estar, aventura e momentos inexplorados, visto que os visitantes procuram tirar férias mais longas para explorar novos destinos fora do comum. O Emirado tem um portfólio diversificado de atrações e atividades que atendem a uma ampla gama de interesses, desde escapadas culturais até ecoturismo e aventuras cheias de adrenalina, combinados com uma infraestrutura de hospitalidade de classe mundial que temos construído constantemente nos últimos anos. Todos os hotéis oferecem longos trechos de praia, deixando espaço suficiente entre as espreguiçadeiras, assim como muitas propriedades oferecem chalés, cúpulas e até vilas com piscinas próprias para maior exclusividade e privacidade.

O Bear Grylls Explorer Camp possui dezesseis cabines recicladas e sustentáveis, sendo a primeira acomodação da Bear Grylls no mundo, onde, além de cursos de sobrevivência, os hóspedes podem passar a noite em cabines privadas e experimentar mountain bike, caminhadas e escaladas. Além disso, novas acomodações sustentáveis ​​serão inauguradas nos próximos três anos nas montanhas, incluindo Earth Altitude, um conceito de hotel pop-up sustentável, e Cloud7 Camp Jebel Jais, a melhor experiência de glamping sustentável com cúpulas espaçosas e privativas.

LCS: Quais são as principais diferenças entre Ras Al Khaimah e os outros destinos nos Emirados Árabes Unidos?

IR: Conhecido como o “Emirado da natureza”, Ras Al Khaimah é o lar de uma série de atrações interessantes e inovadoras, onde os visitantes podem experimentar uma rica herança histórica e cultural com todos os confortos de um destino moderno. A topografia natural do Emirado – mar, deserto e montanhas espetaculares – combinada com sua infraestrutura turística de classe mundial, portfólio de marcas globais de hospitalidade, acessibilidade e conectividade fazem de Ras al Khaimah um destino incrivelmente abrangente.

Desde escapadas culturais, ecoturismo e aventuras cheias de adrenalina até tranquilos retiros de praia, Ras Al Khaima atende a uma ampla gama de interesses. O Emirado possui praias imaculadas, manguezais exuberantes e belíssimas dunas, bem como vistas inspiradoras das majestosas montanhas Hajjar, incluindo o pico mais alto dos Emirados Árabes Unidos – Jebel Jais – onde as temperaturas são cerca de 10 graus abaixo do nível do mar, permitindo exploração durante todo o ano. A beleza natural única do Emirado provou ser extremamente atraente para quem procura relaxar e se descontrair em um destino seguro e expansivo.

LCS: Existem elementos da tradição muçulmana que são impostos aos turistas? Como restrições alimentares ou vestimentas?

IR: Os Emirados Árabes Unidos são um país diversificado e tolerante, lar de mais de 200 nacionalidades que vivem em harmonia, e é conhecido por sua hospitalidade calorosa e natureza acolhedora. Como um dos sete Emirados que compõem o país, Ras Al Khaimah se orgulha de sua inclusão, e isso se reflete em nossa política de turismo.

LCS: Como é a experiência na fazenda de pérolas?

IR: Localizada na pequena aldeia piscatória de Al Rams, no sopé da cordilheira Al Hajar em Ras Al Khaimah, a Suwaidi Pearls Farm oferece um vislumbre da antiga prática dos Emirados de produção de pérolas. Na chegada, os visitantes são apanhados por um barco tradicional e levados em um passeio pelos manguezais próximos a uma plataforma isolada no meio da água, onde aprendem sobre a história e a cultura do mergulho com pérolas em um ambiente deslumbrante.

A Fazenda de Pérolas de Suwaidi foi fundada pelo proeminente Emirado Abdulla Al Suwaidi e é a primeira fazenda desse tipo na região do Golfo. Ela cultiva a Pinctada Radiata, também conhecida como a ostra pérola do Golfo, usando moluscos de origem local que vivem no riacho natural em Al Rams. A família de Abdulla Al Suwaidi, Al Suwaidi está intrinsecamente ligada à história da era da pérola no Golfo, que remonta aos séculos XII e XIII, e pertence à dinastia Julfar, Ras Al Khaimah, dos Emirados Árabes Unidos. Seus ancestrais continuaram com a pérola por gerações, trazendo a tradição até o século 20, onde seu avô Mohammed Bin Abdulla Al-Suwaidi se tornou um dos últimos mergulhadores de pérolas remanescentes do legado de Al Suwaidi.

LCS: Diferentes paisagens propõem diferentes experiências. Quais experiências únicas são sugeridas no deserto, nas montanhas e no mar?

IR: MONTANHA

Lar da montanha mais alta dos Emirados Árabes Unidos – Jebel Jais –, Ras Al Khaimah é conhecido como o centro de aventura do Oriente Médio, oferecendo inúmeras oportunidades de caminhadas e mountain bike para todos os níveis e idades. A montanha também abriga o Jais Adventure Park, uma porta de entrada para atrações como o Jais Viewing Deck Park, o Jais Flight, o World’s Longest Zipline, o Jais Sky Tour – uma série de sete emocionantes tirolesas que se estendem por 5 km –, e o Jais Sledder, passeio de tobogã mais longo da região. É também o lar do restaurante mais alto dos Emirados Árabes Unidos – 1484 by Puro –, com um amplo terraço e lounge na cobertura que oferece vistas inspiradoras das montanhas Hajar.

O Bear Grylls Explorers Camp fez sua estreia regional em Jebel Jais, oferecendo a primeira acomodação da marca Bear Grylls do mundo. O acampamento dispõe de cursos de várias durações, colocando os participantes frente a frente com alguns dos terrenos mais desafiadores do deserto. Os que se aventuram a participar recebem treinamento prático e técnicas de sobrevivência extremas.

Jebel Jais também abriga o acampamento mais alto dos Emirados Árabes Unidos, o Camp 1770, com vistas panorâmicas das montanhas. É o local de acampamento perfeito para caminhadas pelas inúmeras trilhas do Emirado, além de oferecer aos hóspedes a oportunidade de experimentar a hospitalidade local com culinária e ouvir histórias inacreditáveis de algumas das tribos, além de desfrutar de uma ioga relaxante ao nascer do sol.

O recém-lançado Jais Sledder traz aos hóspedes um passeio por Jebel Jais é uma das mais recentes atrações de aventura de Ras Al Khaimah. Ao se acomodar confortavelmente em uma pista baixa, o Jais Sledder atinge velocidades de até 40 quilômetros por hora enquanto o visitante desce as montanhas Hajar, desviando por gloriosos panoramas com vistas dos espetaculares terrenos montanhosos. A velocidade parece amplificada em até dez vezes quando você se senta perto do chão. O passeio, totalmente seguro, leva cerca de oito minutos para cobrir os 1.840 metros emocionantes de curvas fechadas e redemoinhos ondulantes.

Ras Al Khaimah

DESERTO

Aqueles que procuram experimentar o deserto único de Ras Al Khaimah podem explorá-lo no Al Wadi Equestrian Center, que oferece experiências incomparáveis ​​de passeios a cavalo e camelo pelas dunas ondulantes.

Os visitantes que procuram um jantar sob as estrelas podem desfrutar do Sonara Camp, uma experiência luxuosa de jantar e entretenimento ambientada na beleza do deserto da Arábia, com rebanhos de Oryx e Gazelle como companheiros de jantar.

O deserto Al Wadi de Ras Al Khaimah também abriga o deslumbrante resort Ritz Carlton, que além de oferecer aos hóspedes vistas de tirar o fôlego, também organiza caminhadas no deserto em camelos ou a cavalo, aulas particulares de arco e flecha ou uma noite de observação de estrelas para uma experiência completa no deserto.

RAK Airventure, uma nova experiência de balão de ar quente, está disponível exclusivamente no Manar Mall, o centro comercial e de lazer mais popular do Emirado. Oferecendo todas as emoções de um passeio de balão de ar quente tradicional em um ambiente seguro e divertido adequado para todas as idades, os voos duram aproximadamente 10 minutos, tempo o suficiente para mergulhar nas vistas deslumbrantes como nunca antes. Visualize as majestosas Montanhas Hajar, as belíssimas dunas, manguezais exuberantes, mercados movimentados, palácios e mesquitas da cidade – tudo isso enquanto você voa a quase 30 metros acima do chão.

Ras Al Khaimah

MAR

O Emirado possui 64 km de praias de areia branca imaculadas, que abrigam vários hotéis à beira-mar – de resorts de praia ultraluxuosos a resorts familiares –, hospedando uma variedade de instalações, desde spas até esportes aquáticos emocionantes.

Os hotéis e resorts de classe mundial incluem Waldorf Astoria, Hilton, Rixos, Cove Rotana, InterContinental Mina Al Arab, Ritz-Carlton Al Hamra Beach, bem como o maior Hampton by Hilton do mundo e o Radisson Resort Ras Al Khaimah na Ilha Marjan.

Ras Al Khaimah

LCS: Qual é a oferta gastronômica em Ras Al Khaimah? Quais são os grandes chefs e restaurantes?

IR: Os visitantes podem conhecer o estilo de vida dos Emirados com uma experiência culinária autêntica em cafés e restaurantes tradicionais no centro da cidade, como Skeek, ou desfrutar dos muitos restaurantes de classe mundial localizados nos hotéis. Oferecendo uma variedade de cozinhas, os hóspedes podem desfrutar de especialidades libanesas no Zaitouna House do Marjan Island Resort, turcas no Meze do Double Tree Marjan Island ou Levant & Nar do Intercontinental Mina Al Arab, asiáticas no Karma Café do resort Hampton, italianas no Basilico do resort Cove Rotana e até bifes suculentos no Lexington Grill em Waldorf Astoria, para citar alguns. Para aqueles que procuram algo único no deserto, jante sob as estrelas no Sonara Camp, uma experiência luxuosa de gastronomia e entretenimento ambientada no belo deserto de Al Wadi.

LCS: E o turismo de compras?

IR: Os turistas podem passear na parte antiga da cidade, visitando mercados e souks tradicionais ou os vários shoppings, como Al Hamra Mall e Manar Mall, que oferecem uma combinação perfeita de opções de compras, entretenimento e restaurantes.

LCS: Do ponto de vista cultural, quais atrações são imperdíveis?

IR: Para os interessados em atrações culturais, é possível explorar a rica história que remonta à Idade do Bronze, visitando os locais históricos, incluindo ruínas e fortes – Julfar, Shimal, Jazirah AlHamra e Dhaya –, atualmente na lista provisória de patrimônios globais da UNESCO. Uma viagem imersiva à Suwaidi Pearl Farm, a única fazenda de pérolas nos Emirados Árabes Unidos, oferece aos hóspedes um vislumbre da indústria de pérolas do Emirado por meio de experiências como mergulho com pérolas e abertura de ostras. Os hóspedes também podem fazer uma viagem no tempo no Museu Nacional de Ras Al Khaimah e mergulhar na fascinante cultura da região.

Fotos: Divulgação

Veja também:

You may also like