Após o desenvolvimento de programas de investigação em colaboração com entidades universitárias, o grupo japonês vai lançar uma escola destinada a formar os seus futuros líderes.
Construir e educar a força de trabalho da Shiseido internamente
Denominada por enquanto “Shiseido Future University“, a instituição de ensino será instalada no coração de Tóquio, no distrito de Ginza, onde estão localizados os escritórios da empresa de cosméticos. Possuindo uma localização estratégica destinada a ligar as instalações de gestão e o estabelecimento de formação, a instituição será renovada para entrar em funcionamento em 2023.
Na sua abertura, a universidade pretende seguir o mantra “People First” da Shiseido centrado no capital social e nas competências humanas do grupo. No programa estão incluídos estudos de negócios internacionais, desenvolvimento de liderança, entendimento do mercado de cosméticos, estratégias de negócios da empresa e aprendizado sobre a herança, valores e cultura da sociedade japonesa.
Assim, os talentos formados poderão investir nas equipes da Shiseido, cujos resultados financeiros do exercício de 2022 foram revistos em baixa, principalmente devido a vendas prejudicadas pelo contexto sanitário da Ásia no primeiro semestre do ano.
Shiseido reforça sua estratégia de treinamento
Tal projeto interno demonstra a ambição do grupo de moldar o futuro do setor à sua maneira, e não é a primeira vez que a Shiseido se envolve em programas educacionais. No início de agosto, a empresa anunciou sua fusão com a Universidade de Hirosaki com o objetivo de criar um “Departamento de Ciências da Beleza e do Bem-Estar”. Algumas semanas antes, a Shiseido já havia abordado a Universidade Keio e seu Instituto de Biociências Avançadas por meio de uma colaboração para apoiar especialistas na área de P&D.
A Beauty Body não é a única empresa de luxo que promove a formação de futuros líderes e talentos da indústria premium. Enquanto a Gucci participou da fundação de um mestrado dedicado a dados e inovação, a Hermès abriu sua própria Escola de Artesãos de Vendas.
Uma grande operação para comemorar o aniversário do grupo
Este projeto universitário surge por ocasião dos 150 anos de existência da empresa de beleza que tem no seu portfólio a marca homónima, Drunk Elephant e Elixir. Para este evento, a Shiseido lançou a campanha “Da vida nasce a beleza” no dia 1 de junho com o objetivo de homenagear o seu patrimônio e história. Três produtos de edição limitada foram colocados à venda, juntamente com o filme “Nossa Missão” disponível nas plataformas da empresa.