Mercado

Ruinart Blanc Singulier, o impacto do aquecimento global

Já se passaram mais de 20 anos desde que Ruinart revelou um novo cuvée. Isso agora é feito com o lançamento de Ruinart Blanc Singulier, uma coleção de edições 100% Chardonnay. A particularidade deles? Um testemunho das características climáticas particulares dos vinhedos de Champagne, ano após ano.

Evolução das temperaturas, encurtamento do ciclo da vinha, aceleração da maturação. Fatores que levaram a marca lançar esta série de lotes que combina 80% dos vinhos base de um ano para 20% dos vinhos de uma reserva perpétua específica , envelhecido metade em tonéis. Uma estreia enológica do Ruinart, que aqui aposta num cuvée não doseado, sem licor de dosagem, e num envelhecimento prolongado na cave, ou seja, três anos em vez de dois.

Ponto de partida para a coleção Ruinart Blanc Singulier, a Edição 18 pretende, portanto, refletir o clima atípico de 2018, caracterizado por uma estação particularmente quente em Champagne (+1,1 graus em relação à média de dez anos), um Sol recorde e menor precipitação. “O ciclo vegetativo da vinha foi muito rápido e a vindima madura e precoce iniciou-se em Agosto. Estas condições climatéricas particulares trouxeram então diferentes equilíbrios aromáticos”, especifica a casa que evoca “notas de frutos carnosos brancos e amarelos e citrinos amarelos cristalizados , notas florais melífluas, notas de ervas aromáticas e notas de especiarias fumadas”.

Veja também:

You may also like