A nova linha representa o desejo e os esforços contínuos da marca para fortalecer a bioeconomia da Amazônia, preservar a sociobiodiversidade e a cultura dos povos nativos da região
Resultado da combinação das melhores práticas socioambientais da Osklen e do Instituto-E em mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento sustentável, a marca lança novos modelos do tênis AG | Amazon Guardians, desta vez, produzidos com juta da Amazônia.
A juta da Amazônia é uma matéria-prima natural e orgânica, produzida às margens dos rios amazônicos, que dispensa a utilização de agrotóxicos e fertilizantes. A fibra têxtil vegetal se tornou uma das principais atividades econômicas da região e possui a certificação internacional Fair Trade de comércio ético e justo.
Durante o processo de desenvolvimento da fibra em tecido, são utilizados aditivos orgânicos e óleos vegetais que não geram efluentes. Além disso, quando descartada, a juta se decompõe completamente sem deixar resíduos ou danos ambientais em menos de um ano.
Já o solado do Osklen AG é feito com uma combinação inovadora e exclusiva com cerca de 45% de látex natural da Amazônia extraído de maneira sustentável de seringueiras das regiões do Xingu e Tupi-guaporé.
Desenvolvido para maximizar o impacto ambiental positivo, a linha de tênis AG JUTA promove a economia da floresta em pé, a geração de renda e o empoderamento de grupos de produtores e comunidades do Brasil.
Todos os tênis são produzidos com e-fabrics, as matérias-primas com características sustentáveis desenvolvidas em parceria com o Instituto-E, além de resíduos ressignificados como pó de pneu, cortiça, palha de arroz, borracha reciclada e látex natural da Amazônia.
As peças podem ser adquiridas no e-commerce e lojas físicas da Osklen.