Moda

Richard Mille e Ferrari batem recorde com relógio mais fino do mundo

A relojoeira suíça e a montadora italiana apresentam o fruto de sua colaboração e ultrapassam os limites do design e da tecnologia.

Um Ferrari RM UP-01 ultraplano

Pouco mais de um ano depois de anunciar sua parceria de longo prazo, a Richard Mille e a Ferrari apresentaram seu primeiro relógio conjunto, o RM UP-01 Ferrari. O dispositivo apresentou uma particularidade inédita: uma delicadeza sem precedentes de uma caixa de apenas 1,75 mm de espessura e peso total de 30 gramas, alça incluída. Graças a essas dimensões e mesmo tendo sido revelado há pouco tempo, o projeto que nasceu da parceria entre as duas empresas já é recordista com o título do relógio mecânico mais fino do mundo.

O relógio, que demonstra o senso de competição comum a ambos os parceiros, é fruto de mais de 6.000 horas de desenvolvimento e exigiu a criação de cerca de dez protótipos preliminares. O resultado é um movimento de corda manual de 1,18 mm de espessura – com seletor de horas, minutos e função – equipado com um escape ultrafino patenteado, projetado em colaboração com as equipes de engenheiros dos laboratórios Audemars Piguet Le Locle.

Com uma reserva de marcha estimada em aproximadamente 45 horas, o RM UP-01 Ferrari foi projetado em titânio grau 5, uma liga composta por 90% de titânio, 6% de alumínio e 4% de vanádio, conhecida por sua robustez.

Lançado numa edição limitada de 150 peças, este relógio não foi, contudo, concebido como um “relógio conceito” como admite Richard Mille, mas sim como um objeto para a vida cotidiana. O dispositivo é estimado em cerca de 1,8 milhões de dólares.

Veja também:

You may also like