Mercado

LVMH anuncia projeto de redução do consumo de energia elétrica

Aproveitando o apelo à economia de energia feito há poucos dias pelo presidente da França, o grupo de luxo anunciou que está tomando medidas concretas para limitar o seu consumo de eletricidade.

LVMH: rumo a novos hábitos que consomem menos energia

Num momento em que o período de inverno deve acentuar ainda mais os problemas que envolvem o fornecimento de energia elétrica, a LVMH formalizou o desejo de “contribuir concretamente e sem demora para o esforço nacional”.

O objetivo da iniciativa é reduzir em 10% o consumo de energia do grupo no período de outubro de 2022 a outubro de 2023. Para isso, a gigante do luxo – que consome cerca de 354 mil MWh por ano, ou seja, o equivalente elétrico de uma cidade de 150 mil habitantes – acaba de confirmar a extinção da iluminação das lojas das suas 76 maisons – 522 pontos de venda em toda a França – entre 22h e 7h.

Uma medida semelhante foi aplicada aos locais administrativos do grupo a partir das 21h. Além disso, a LVMH pretende também alterar os seus hábitos no que diz respeito à regulação das temperaturas nos vários edifícios – lojas, escritórios ou mesmo oficinas e instalações industriais – reduzindo-as em 1 °C no inverno e aumentando-os na mesma proporção no verão.

Estas medidas constituem uma base comum para as maisons do grupo, a partir das quais construirão os seus planos de redução energética de acordo com as suas especificidades”, especifica a LVMH, que deverá também reforçar os seus investimentos a favor da sua transição energética em termos de implementação de soluções ligadas às energias renováveis.

No processo, o grupo também anunciou o lançamento de uma campanha de conscientização destinada a seus 34.000 funcionários na França, a fim de mobilizá-los em torno de gestos e práticas de eficiência energética.

Este plano de redução de consumo, que se insere no âmbito das questões ecológicas, econômicas e sociais – num momento em que os esforços ambientais dos players de luxo são cada vez mais escrutinados pelos consumidores –, deverá em breve ser implementado em escala internacional.

Atualmente, o grupo afirma operar com 100% de eletricidade sustentável na França e 39% de energia renovável para suas atividades em todo o mundo.

Veja também:

You may also like