Moda

Gucci + Adidas Originals

A marca de luxo aproveitou a Semana de Moda Italiana para incluir várias peças de sua parceria com a fabricante de equipamentos esportivos em seu desfile “Exquisite Gucci“. 

Gucci e Adidas Originals: um luxo em mudança

O mínimo que podemos dizer é que o início do ano foi particularmente animado na Gucci. Criação de uma nova conta no Instagram, aquisição de um terreno virtual no The Sandbox, lançamento no Discord, abertura de um bar de coquetéis, participação em festival no Roblox, comercialização de NFTs com Superplastic e com o rapper Snoop Dogg…  Liderada por seu diretor artístico Alessandro Michele, a casa do grupo Kering está trabalhando duro para sustentar um faturamento estimado de 9,7 bilhões de euros em 2021, um aumento de 31% em relação ao ano anterior.

Pouco menos de um ano após o fashion hack da Balenciaga, a grife florentina ofereceu a si mesma uma nova marca nas passarelas da Semana de Moda de Milão, revelando uma série de peças co-projetadas com a Adidas Originals. Apresentada no desfile outono-inverno 2022/2023, a colaboração visa combinar a herança e os códigos criativos das duas marcas: uma aliança materializada por um logotipo que combina o icônico trevo da marca esportiva com a palavra Gucci na íntegra.

Enquanto a influência do streetwear e do sportswear parece ter se enraizado nas casas de luxo nos últimos anos, a tendência ganhou ainda mais força desde 2020, estimulada pela crise do Covid-19 e pela busca por peças que privilegiam o conforto. Tal projeto colaborativo afastou-se da reinterpretação literal do guarda-roupa esportivo em favor de peças elegantes, como smokings, malhas vazadas, capas ou até sapatos de salto com a logo.

Esta colaboração surge algumas semanas após a terceira parte da parceria entre a fabricante de equipamentos e outra marca de moda italiana, a Prada. Uma sucessão de iniciativas que, reforçadas pelo nome desta nova cápsula – “Adidas x Gucci“, e não o contrário – poderiam significar não mais um passo na rua do luxo, mas sim um passo em frente na luxificação de marcas esportivas.

Fotos: Divulgação

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