Moda

Louboutin homenageia Portugal em novas criações

Grife de luxo francesa homenageia Portugal

Um passeio pelas cidades históricas de Portugal foi a inspiração de Christian Louboutin para a criação da sequência de bolsas inspiradas em países e culturas das mais diversas partes do mundo. Unindo as tradicionais técnicas portuguesas, das montanhas até as pequenas aldeias, a bolsa Portugaba está longe de ser apenas um objeto de luxo. É um manifesto cultural da história de Portugal pelo olhar do francês.

As bolsas, com designs únicos e atemporais, são criadas para o verão. A sua inspiração de base vem da Capa de Honras, típica capa tradicional que protege os moradores da região de Miranda do Douro do frio intenso. A durabilidade e apelo visual decorativo das capas foi o que chamou a atenção de Louboutin. As peças demoram cerca de duas horas na confecção artesanal, através da técnica picado, que consiste em um recorte complexo da lã, usando apenas uma tesoura.

A Portugaba continua sua exposição histórica no painel lateral assinado por Christian Louboutin, através da técnica dos puxados de uma vila no noroeste de Portugal, Fridão. Os tecelões da região, criaram essa técnica de puxar fios individuais criando relevos altos e baixos, tornando uma aparência semelhante ao veludo.

As homenagens a habilidade dos artesãos estão intricadas em cada centímetro das bolsas. A Cooperativa Tecedeiras de Cerva do município e Ribeira de Pena, são representadas no lado esquerdo da criação. Ripado e manteneses, são técnicas tradicionais das artesãs da região, que envolvem algodão em teares de madeira e são necessárias três horas para realizar um único painel.

As franjas portuguesas, de Loures e Aboim da Nóbrega, complementam a história de Portugal através de seu folclore. A parte superior da Portugaba é finalizada com contas e remete à pequena aldeia entre Mafra e Ericeira, decoradas no estilo dos famosos azulejos portugueses.

Mais do que um item de colecionador, a Portugaba, é uma celebração da história e da paixão de Louboutin pelo país. As bolsas podem ser encontradas em edições limitadas nas boutiques Christina Louboutin dos shopping Iguatemi São Paulo e Iguatemi Brasília.

You may also like