Se existe um material indissociável do DNA de Chanel, é o tweed. Descoberto na Escócia na década de 1920 por Gabrielle Chanel durante seu relacionamento com o duque de Westminster, esse tecido ao longo do tempo se tornou um fio condutor nas coleções da marca.
Depois de uma primeira série de 45 peças lançadas em 2020, a marca repete o exercício nesta temporada e revela 63 novas criações. “Para esta nova coleção de Alta Joalheria dedicada ao tweed, quis ir além em sua interpretação, imaginando um verdadeiro tecido de pedras preciosas, flexível e leve”, explica Patrice Leguéreau, Diretor do Estúdio de Criação de Joias da Chanel.
“Tweed de Chanel” encarna assim o tecido deste material patrimonial graças a uma malha de fios de ouro, jogos de articulação e uma seleção hábil de diamantes e pedras de diferentes tamanhos que visam evocar a irregularidade do material. .
Entre eles, encontramos a multiforme fita branca, que inspira uma série de peças imaculadas que combinam ouro branco, diamantes e pérolas cultivadas. A camélia rosa é presente em criações em ouro rosa, safiras variadas e diamantes, onde o tema do sol inspirou peças que combinam ouro amarelo, diamantes, topázios e berilos.
Outra ícone da Chanel, o leão aparece em uma linha predominantemente vermelha (ouro amarelo e branco, platina, diamantes, rubis, safiras amarelas e granadas) enquanto o cometa, que ecoa a exclusiva Alta Joalheria “Bijoux de Diamants” criada por Gabrielle Chanel em 1932, tem a forma de uma estrela Tweed predominantemente azul graças ao uso de diamantes, safiras e ônix às vezes realçados com detalhes de lápis-lazúli .
Além desses cinco temas, Chanel também revelou “Tweed Royal”, um opulento peitoral cravejado de diamantes e uma constelação de 37 rubis. Centro de mesa que, no entanto, é embelezado com um uso desinibido, a cabeça de leão que adorna seu coração pode ser destacada para ser usada como broche ou colar. Removível, o diamante em forma de pêra de 10,17 quilates pode ser usado em um anel. Encanto e praticidade, as duas facetas do tweed.