Conhecida como a maior loja de cachaças online no mundo, o e-commerce registrou 29.259 pedidos ao longo do ano até o dia 20 de dezembro de 2021
Assim como 2020, 2021 não foi um ano fácil para o setor de bebidas, que teve de se reinventar e adotar novas estratégias para conseguir se manter. O comércio online foi a melhor maneira para que os empreendedores do setor conseguissem manter o faturamento. Tanto que, de acordo com a pesquisa NuvemCommerce, feito pela plataforma NuvemShop, as lojas virtuais de bebidas alcoólicas dobraram o faturamento no ano passado. Com o desempenho positivo do setor, a expectativa de crescer cada vez mais aumentou, principalmente no caso dos produtores e empreendedores de cachaça.
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça divulgou no final de 2021 as diretrizes estratégicas para o setor até o ano de 2025. O objetivo é que a bebida esteja entre os três principais destilados do mundo nos próximos quatro anos. “A cachaça ganhou bastante espaço nos últimos anos pois as pessoas estão procurando conhecer melhor essa bebida tão versátil e saborosa e que carrega o DNA do nosso país”, explica Rafael Araújo, criador da maior loja online de cachaças do mundo, a Cachaçaria Nacional.
Fundada em 2010, a loja possui mais de 2 mil rótulos de cachaças artesanais em seu catálogo, além do maior clube de assinaturas de cachaças artesanais do Brasil: o Clube CN. O clube inclusive registrou 1.924 novos sócios em 2021. Já a loja teve, no total, 1.322.139 visitantes durante o ano passado. Em 2019, ano em que o Brasil ainda não tinha registrado qualquer caso da Covid-19, o número de visitantes foi de 1.166.254.
“O e-commerce fez com que as pessoas conhecessem melhor novos produtores de cachaças e os diversos rótulos disponíveis no mercado, já que muitos achavam que as únicas opções disponíveis eram aquelas industrializadas que são vistas com frequência em empórios e lojas de conveniência”, afirma Araújo. Além da qualidade das cachaças artesanais, outro ponto que chama a atenção quando é feito o comparativo com as cachaças industrializadas é o preço. A bebida mais vendida em 2021 na Cachaçaria Nacional foi a Cachaça Do Chefe Extra Premium, que custa R$149,70.
Envelhecida por três anos em barris de carvalho francês e com um toque de cachaças armazenadas em tonéis de amburana, a bebida já conquistou medalha de ouro na Expo Cachaça em 2020 e medalha de mérito sensorial no mesmo evento em 2021. “Isso mostra o quanto os clientes estão mais preocupados com a qualidade da bebida”, ressalta Araújo. O desempenho do setor em 2021 foi tão positivo que o próprio Rafael, que até então era apenas o dono do e-commerce Cachaçaria Nacional, decidiu se arriscar e lançar sua própria marca de cachaça no ano passado.
Batizada de Rafael Araújo, a bebida foi envelhecida por quatro anos em barris de Carvalho Americano de primeiro uso, cuja garrafa de 700 ml custa R$237,00. No total, a Cachaçaria Nacional registrou 29.259 pedidos ao longo do ano até o dia 20 de dezembro de 2021. O faturamento da empresa no ano passado foi mais de R$ 6.500 mi, sendo que em 2020, o e-commerce faturou, no total, R$ 7.412 mi. O motivo do recuo pode ser explicado pelo ano de 2020 que foi totalmente atípico pelo início da pandemia e das lives, uma vez que os consumidores passaram a consumir mais em casa e a comprar mais pela internet. Porém, se a gente comparar o ano de 2021 com o ano de 2019 a CN teve um aumento 70%. A expectativa para esse ano é registrar crescimento de 10%.
“Meu objetivo através da loja é mostrar a importância das cachaças na história do nosso país e como essa bebida, que acaba sendo alvo de preconceito por parte de algumas pessoas, possui qualidade e não fica devendo em nada no comparativo com as bebidas importadas”, finaliza Araújo.
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