Gastronomia

Le Meurice se torna o primeiro palácio parisiense a receber o rótulo Écotable

O restaurante Le Meurice by Alain Ducasse obteve a certificação Écotable destinada a estabelecimentos focados na restauração eco-responsável, reforçando a estratégia experiencial do palácio.

Repensando a cozinha de luxo

O Le Meurice é um dos 12 palácios listados na capital francesa. Fica localizado na Rue de Rivoli, no primeiro arrondissement de Paris, em frente aos Jardins das Tuileries. O estabelecimento possui o bar 228, a confeitaria de Cédric Grolet e o restaurante Le Dalí, mas é o restaurante emblemático assinado pelo estrelado chef Alain Ducasse e seu chef executivo Amaury Bouhours que acaba de ganhar o selo sustentável.

O estabelecimento gastronômico de duas estrelas Michelin obteve três selos Écotable – um rótulo que premeia a restauração sustentável –, o que corresponde a uma “abordagem exemplar” nas especificações da organização. A auditoria confirmou que as práticas da marca estavam centradas no respeito ao meio ambiente e à causa animal.

No coração das cozinhas, as equipes trabalham para reciclar todos os seus biorresíduos, como cascas, carcaças e ervas aromáticas. O restaurante também ganhou o selo “Carne Sustentável” ao certificar que não trabalha com espécies de peixes ameaçadas de extinção. 

Redução de plásticos descartáveis, triagem seletiva, sacolas para cães e conscientização ambiental dos clientes foram outros critérios assinalados pelo Le Meurice, consequência da  visão sustentável dos dois chefs confirmada por Amaury durante a sua intervenção no podcast “Sur le Grill” da Écotable: “Hoje, a natureza decide o que cozinhamos“.

A hospitalidade ao serviço da sustentabilidade

Ao tornar-se o primeiro palácio parisiense a receber este rótulo através do seu cenário culinário, a cozinha de Alain Ducasse junta-se assim à lista de restaurantes com o selo Écotable composta por FIEF, gerido pelo chef Victor Mercier; Anona, por Thibaut Spiwack; Le Clos des Sens, por Laurent Petit; e o Le Jardin des Plumes, liderado pelo vencedor da 11ª temporada do Top Chef David Gallienne.

Tal como o restaurante Louis Vuitton e o menu à base de vegetais do chef Alain Passard, esta certificação permite ao Le Meurice afirmar tanto os seus valores de ESG como os do palácio.

Veja também:

You may also like