Moda

Tom Ford planeja revolucionar os plásticos descartáveis

A marca de moda americana revelou os oito finalistas do prêmio Tom Ford Plastic Innovation.

Um Plastic Prize para embalagens mais sustentáveis

No ano passado, Tom Ford anunciou que estava em parceria com a agência ambiental Lonely Whale para iniciar um prêmio dedicado a soluções alternativas aos plásticos descartáveis. De acordo com as duas empresas, mais de 180 bilhões de sacolas plásticas são utilizadas anualmente pela indústria da moda. Esse tipo de material também representaria 46% dos plásticos presentes no fundo do mar.

Depois de selecionar 64 candidaturas de 26 países e seis continentes, o júri do concurso selecionou oito empresas para se classificarem para as semifinais: Genecis (Canadá), Kelpi (Reino Unido), Lwanda Biotech (Quênia), Marea (Islândia), Notpla (Reino Unido) ), Sway (EUA), Xampla (Reino Unido) e Zerocircle (Índia). É notável que, entre estas empresas, mais de metade apresentam protótipos de plástico alternativo a partir de algas, enquanto as restantes exibem soluções que consistem na reprogramação de bactérias que se desenvolvem em resíduos orgânicos (Genecis), na reutilização de resíduos agrícolas (Lwanda Biotech) e na utilização de proteínas vegetais, em especial ervilhas (Xampla).

Um período de teste apoiado por marcas de luxo e público em geral

Composto por personalidades e especialistas de várias disciplinas, o júri é apoiado por um comitê científico que certifica a inocuidade desses neomateriais na fauna e na flora, bem como sua qualidade biologicamente biodegradável.

As oito soluções selecionadas agora serão testadas por um período de um ano. Em particular, elas serão condicionadas no Mar do Caribe e nas águas do Noroeste do Pacífico. Testes de laboratório também serão conduzidos pelo New Materials Institute da Universidade da Geórgia e pelo Seattle Aquarium. Uma coalizão de cerca de vinte marcas também concordou em integrar esses materiais de teste e aprendizado em sua cadeia de suprimentos. Entre eles, Tom Ford e Tom Ford Beauty, claro, mas também Stella McCartney – também membro do júri –, Nike, HP ou mesmo J.Crew.

Três soluções vencedoras serão escolhidas na primavera de 2023 e serão apoiadas por dois anos. Eles compartilharão um prêmio de um milhão de dólares na forma de capital de investimento, enquanto os oito finalistas já compartilharão um prêmio de palco de US$ 200.000 para apoiar seu desenvolvimento e sua participação na competição.

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