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Qual é a marca de luxo mais valorizada em 2022?

Em seu último relatório Luxury & Premium 50 2022, a empresa Brand Finance analisa as marcas de prestígio mais valorizadas do momento. 

Porsche na primeira posição

Depois de uma queda de 3% no ano passado para 219,5 bilhões de dólares, o Top 50 das marcas de luxo e high-end mais valorizadas do mundo estão voltando a crescer. Este ano, todo o ranking valeria um total de 247,8 bilhões de dólares, superando todas as estimativas.

No topo do ranking em 2021, a Porsche confirma seu status de marca de luxo mais valiosa do mundo, com valor estimado de cerca de 33,7 bilhões de dólares. E apesar de um declínio de 2%, o status de líder da fabricante alemã pode se fortalecer ainda mais nos próximos meses após sua listagem muito recente na Bolsa de Valores de Frankfurt.

Moda, a principal categoria de luxo

Dentro do estudo, a Porsche é seguida pela maison de moda Louis Vuitton, avaliada em 23,4 bilhões de dólares, com um aumento exponencial de 58% em relação ao ano passado. Outras três marcas de moda seguem o mesmo caminho: Gucci (18,1 bilhões), Chanel (15,3 bilhões) e Hermès (13,5 bilhões), todas com aumentos entre 15% e 16%.

O que ilustra a supremacia das marcas de moda é o fato que estas representam hoje 65,8% do valor total do Top 50 – um total de 163 bilhões de dólares –, contra 20,7% de automóveis, 11,7% de beleza e 1,8% de hotéis. É também neste último segmento de mercado que observamos o crescimento mais significativo de valorização com a marca Ritz-Carlton: em 2022, a marca do grupo Marriott International viu a sua valorização atingir 1,1 bilhões de dólares, um aumento de +112%. O principal motivo foi a retomada do tráfego internacional, além  da “força da marca Ritz-Carlton” segundo a Brand Finance.

Esta revitalização dos fluxos turísticos serviu também à marca americana de cosméticos Estée Lauder, que este ano entrou no Top 10 das marcas de luxo mais valorizadas (+39% de valorização, com um total de 7,9 bilhões de dólares) impulsionada principalmente pelos seus resultados no segmento de viagens.

Finalmente, é notável o domínio do luxo francês no ranking; metade das maisons presentes no Top 10 são francesas. E das 50 marcas que compõem todo o ranking, 12 são da França, o que a torna o país mais exibido no ranking – representando 39% da valorização total do Luxury & Premium 50, com 96,8 bilhões.

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