O grupo de luxo comemora o sucesso do Caffè Principe localizado na cidade litorânea de Forte dei Marmi, no noroeste da Toscana.
Em 2014, o Grupo Prada entrou no setor de confeitaria ao adquirir o Marchesi 1824, um estabelecimento histórico localizado no coração de Milão. Nove anos depois e após uma variação do conceito em Londres, o grupo confirma a sua aposta na gastronomia premium com a aquisição do Caffè Principe.
Adquirido em novembro de 2022 e integrado à marca Marchesi 1824 em junho passado, o café – que manterá seu nome original – é uma das instituições de Fortei dei Marmi, uma pequena cidade costeira de menos de 10.000 habitantes, que concentra um bom número de boutiques de luxo. É também a cem metros de uma boutique Prada que o Caffè Principe reabre agora as suas portas após vários meses de obras de renovação. Mesas de fórmica, assentos de vime, treliças gráficas: aqui, o arquiteto florentino Michele Bonan quis se reconectar com o DNA dos anos 50 do lugar que, até agora, se concentrava mais em seus espaços externos.
Os tecidos, por outro lado, usam uma estampa dos arquivos da Prada, enquanto as roupas da equipe foram desenhadas por Miuccia Prada, diretora artística da marca.
Sob a direcção do Chef Diego Crosara, também à frente do Marchesi 1824, a carta aposta em propostas salgadas com saladas, sandes e focaccias, para além de uma selecção de cocktails e outros petiscos. Mas a estrela da ementa é obviamente a oferta de pastelaria com, em particular, várias especialidades locais – incluindo donuts – e uma dezena de sabores de gelados. Anunciado para funcionar o ano todo, o local tem 160 lugares e deve empregar cerca de trinta pessoas.
Se a aquisição do Caffè Principe ilustra as perspetivas do grupo Prada em termos de diversificação gastronómica, também testemunha o interesse demonstrado pelo seu presidente e administrador executivo, Patrizio Bertelli, que recentemente adquiriu o restaurante La Buca di San Francesco e Caffè dei Costanti, dois endereços históricos com sede em Arezzo, ao sul de Florença.