Arte & Cultura

Por que a Galeria Uffizi em Florença está processando a marca de Jean Paul Gaultier

A maison parisiense está atraindo a ira da instituição florentina, e o motivo é o uso não autorizado de uma obra-prima do Renascimento italiano em uma das coleções de prêt-à-porter da marca.

Arte, moda, homenagem e apropriação

Em abril passado, a marca Jean Paul Gaultier apresentou “Le Musée“, uma série exclusiva de peças com estampas de pinturas historicamente famosas. Entre elas, “O Nascimento de Vênus“, pintado por volta de 1484-1485 por Sandro Botticelli.

Esse viés criativo não agradou muito a Galeria Uffizi, em Florença, que iniciou recentemente uma ação judicial contra a marca de moda por “uso não autorizado” desta obra da qual é curadora. De acordo com informações da Agence France Presse, a acusação estaria relacionada tanto ao design e marketing dessas roupas como também ao compartilhamento do visual desta coleção nas redes sociais da Jean Paul Gaultier.

Em comunicado, a instituição explica ainda que contatou a marca há vários meses para regular a situação, sem sucesso. A natureza do pedido feito pela Galeria Uffizi em Florença seria hoje a retirada das peças em questão, bem como a obtenção de uma indenização.

Entre as outras obras que inspiraram a coleção “Le Musée“, podemos citar “A Criação de Adão” de Michelangelo e “As Três Graças” de Raphaël.

Veja também:

You may also like