por Ricardo Hida
Há poucas unanimidades no mundo atual. Uma delas é que Paris faz a festa de todo chef e apaixonado por gastronomia. Nenhuma outra cidade do mundo consegue oferecer, ainda que a preços estelares, produtos para a realização de qualquer prato, principalmente de alta gastronomia. Para mim nada ilustra mais a grandeza da cidade do que a loja De Vinis Illustribus, cujo proprietário consegue localizar qualquer vinho que você busque, até rótulos literalmente centenários.
Um dos mais cobiçados templos para quem ama comer bem está localizado no número 14 da rue Marboeuf , no 8º distrito da capital francesa. A Maison de la Truffe é um lugar discreto e elegante dedicado ao ouro da terra, a trufa. Propriedade do Grupo Caviar Kaspia, o espaço oferece desde 1932 os melhores exemplares negros e brancos da iguaria.
O requinte chega a tal ponto que as trufas brancas de Alba são numeradas e possuem certificado de origem. E a tecnologia não é dispensada. É possível através de leitor de QR Code descobrir a história e os mitos em torno desta preciosidade.
Os especialistas indicam que tipo de trufa poderá ser melhor apreciada com um determinado prato. Se o cardápio está repleto de clássicos como o talharini de trufas e creme, rosbife com foie gras ou batata assada no forno com creme de trufas; é também possível degustar propostas mais inovadoras como o mini hamburger de frutas negras com batatas fritas, a pizza branca com trufa fresca ralada e madeleines com trufas.
Ao contrário do que se imagina, os preços são acessíveis aos turistas. Portanto não deixe de conhecer em sua próxima visita a Cidade Luz.