Segundo informações da agência Bloomberg, as autoridades russas apreenderam milhões de dólares em relógios da fabricante suíça
De acordo com a Bloomberg e o jornal suíço NZZ, o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) recentemente invadiu uma das lojas Audemars Piguet em Moscou para confiscar um lote de relógios.
Segundo estas mesmas fontes, as autoridades locais teriam anunciado oficialmente várias “infrações alfandegárias” para justificar esta apreensão enquanto esta operação ocorre apenas alguns dias após a decisão da Suíça de cessar as suas exportações de produtos de luxo para a Rússia no contexto do conflito entre o governo de Vladimir Putin e a Ucrânia.
A Audemars Piguet, sediada em Le Brassus no Vallée de Joux, tomou conhecimento desta decisão suspendendo a sua atividade comercial para a Ucrânia. A apreensão pode, portanto, datar de várias semanas, já que a fábrica fechou suas duas lojas em Moscou em fevereiro.
No ano passado, a Rússia foi classificada como o 17º maior mercado de exportação de relógios suíços, de acordo com a Federação da Indústria Suíça de Relógios, no valor de cerca de US$ 280 milhões. Um valor que apresentou um crescimento de 35,3% em relação a 2020 e de 30,6% em relação aos níveis pré-pandemia em 2019.
No fim de semana passado, a joalheria Tiffany & Co. anunciou que estava suspendendo seu fornecimento de diamantes russos de acordo com as diretrizes anunciadas pelo governo americano.
Foto: Divulgação