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A pandemia do coronavírus dobrou as vendas de luxo na China

É preciso mais do que uma pandemia para suprimir a demanda por bens de luxo na China. Em suma, os números da Bain & Company mostram que, apesar dos crescentes desafios sociais e econômicos globais, o mercado de bens de luxo da China terminou mais um ano com crescimento de dois dígitos, com algumas marcas superando um aumento de 70%.

Em 2021, as vendas de luxo atingiram 471 bilhões de yuans (74,3 bilhões de dólares), um aumento de 36% após o primeiro aumento de 48% em 2020, informou a Bain. Um valor que quase dobrou em um período de dois anos durante a crise da pandemia devido às restrições de viagens internacionais.

Globalmente, a participação da China no mercado de luxo aumentou de cerca de 20% em 2020 para cerca de 21% em 2021, segundo Bruno Lannes, sócio da Bain & Company e coautor do relatório. “Esperamos que esse crescimento continue colocando o país no caminho de se tornar o maior mercado de bens de luxo do mundo até 2025”, disse o analista.

O crescimento variou entre as categorias

O crescimento variou significativamente entre as marcas (variando de 10% a mais de 70%) e categorias. Artigos de couro foi o setor que mais cresceu, com uma taxa de crescimento de cerca de 60%. Foi seguido por moda e estilo de vida, com cerca de 40%. Os aumentos nos gastos com joias foram menores do que em 2020, mas ainda conseguiram um crescimento de cerca de 35%. Enquanto isso, as compras de relógios de alta qualidade aumentaram cerca de 30%. Os gastos com beleza de luxo aumentaram cerca de 20%, afirmou o relatório.

No entanto, o relatório mostra que o crescimento em 2021 não seguiu uma inclinação constante. Em vez disso, todas as categorias tiveram fortes aumentos anuais (40% – 100%) no primeiro semestre do ano. Porém, o crescimento ao longo do segundo semestre de 2021 caiu para uma estimativa de 0% – 25% YOY, de acordo com evidências coletadas de uma amostra representativa de marcas.

De acordo com a Bain, os impulsionadores da aceleração incluem o boom do duty free em Hainan, também impulsionado pelo declínio nas viagens e deslocamentos. O aumento da digitalização, com as vendas online aumentando 56%, também foi um fator determinante. Nesse sentido, nenhum dos fatores apresentam sinais de desaceleração no futuro próximo e todos eles contribuirão para moldar o setor de luxo pós-pandemia.

A categoria de moda e estilo de vida de luxo cresceu online quase 80% acumuladamente em novembro, mesmo assim a penetração online atingiu apenas cerca de 10%. A Bain prevê que as marcas devem antecipar a reabertura progressiva de viagens internacionais, com implicações na harmonização de preços em todas as regiões. No curto prazo, espera-se que 2022 produza um baixo crescimento de dois dígitos para o luxo pessoal em geral.

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