Mercado

LVMH divulga relatório satisfatório para o primeiro semestre de 2022

A LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, líder mundial em produtos de alto padrão, alcançou vendas de 36,7 bilhões de euros no primeiro semestre de 2022, um aumento de 28%. O crescimento orgânico das vendas foi de 21% e todas as atividades alcançaram crescimento orgânico de vendas de dois dígitos no período analisado.

No segundo trimestre, as vendas aumentaram 27% em uma base de comparação particularmente alta; o crescimento orgânico das vendas foi de 19%, um desempenho satisfatório em relação às tendências do primeiro trimestre. A Europa e os Estados Unidos subiram acentuadamente desde o início do ano, enquanto a Ásia registrou menos crescimento devido a um segundo trimestre afetado por novas restrições de saúde na China.

O resultado operacional do primeiro semestre de 2022 totalizou 10.235 milhões de euros, um aumento de 34%. A margem operacional atual foi de 27,9% das vendas, um aumento de 1,3 pontos em relação ao primeiro semestre de 2021. O lucro líquido totalizou 6.532 milhões de euros, um aumento de 23% em relação ao primeiro semestre de 2021.

O Sr. Bernard Arnault, Presidente e CEO da LVMH, declarou: “A LVMH teve um excelente início de ano em que todos os nossos negócios estão crescendo. A criatividade e qualidade dos nossos produtos, a excelência da sua distribuição, a dimensão cultural transmitida pelas nossas maisons através da sua história e do seu know-how são valores que fazem o Grupo brilhar em todo o mundo. Estamos nos aproximando do segundo semestre com confiança, mas no atual contexto geopolítico e de saúde, continuaremos vigilantes e contaremos com a agilidade e talento de nossas equipes para fortalecer ainda mais nossa liderança no mercado global de luxo em 2022.

O primeiro semestre de 2022 foi marcado por:

  • Um semestre excelente em um ambiente ainda conturbado;
  • Crescimento orgânico de vendas de dois dígitos para todas as atividades;
  • Forte crescimento dos negócios na Europa, Japão e Estados Unidos;
  • Crescimento excepcional nos produtos champanhe e conhaque;
  • Um desempenho notável do negócio de Moda e Artigos de Couro, com destaque para Louis Vuitton, Christian Dior, Fendi, Celine, Loro Piana e Loewe, que estão ganhando participação de mercado em todos os lugares e atingindo níveis recordes de rentabilidade;
  • Avanços rápidos no setor de perfumaria e skincare;
  • Momento de criatividade para todas as marcas de relógios e jóias, em particular Tiffany, Bulgari e TAG Heuer;
  • Uma forte recuperação da Sephora;
  • Retomada das atividades hoteleiras;
  • Fluxo de caixa livre operacional de mais de 4 bilhões de euros.

Vinhos e destilados: forte crescimento em champanhe e bom desenvolvimento na Hennessy

O negócio de Vinhos e Destilados registou um crescimento orgânico de vendas de 14% no primeiro semestre de 2022, e o resultado operacional atual aumentou 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Num contexto de forte procura, os volumes de champanhe aumentaram 16% face ao primeiro semestre de 2021, resultando em crescentes tensões sobre a oferta. Para Hennessy, o impacto das restrições sanitárias na China e as interrupções logísticas nos Estados Unidos são compensados ??pela forte recuperação no segundo trimestre ligada a uma melhora nas entregas para os Estados Unidos e por uma política firme de aumentos de preços. A Moët Hennessy está fortalecendo seu portfólio global de vinhos excepcionais com a assinatura de um acordo para adquirir o vinhedo Joseph Phelps, uma das propriedades vinícolas mais renomadas de Napa Valley, Califórnia.

Moda e artigos de couro: performances marcantes de Louis Vuitton, Christian Dior, Fendi, Celine, Loro Piana e Loewe

O setor de Moda e Artigos de Couro registrou um crescimento orgânico de vendas de 24% no primeiro semestre de 2022. A receita operacional atual aumentou 33%. Sempre impulsionada por uma criatividade excepcional e com uma grande dimensão cultural, a Louis Vuitton conseguiu um excelente semestre em todos os seus negócios e manteve a sua rentabilidade a um nível excelente. Nicolas Ghesquière apresenta, pela primeira vez no Musée d’Orsay, sua coleção feminina outono-inverno 2022 e escolhe o Salk Institute em San Diego, Califórnia, para seu desfile Cruise 2023. A rede de boutiques continua sendo exibida com ??inovações notáveis, como a loja Lille realocada na emblemática Huîtrière. Perpetuando seu compromisso com o desenvolvimento de artesanato e fabricação de alta qualidade, a maison inaugurou duas novas oficinas na França, incluindo uma para couros preciosos em Vendôme. Christian Dior continuou a alcançar um crescimento notável em todas as suas categorias de produtos. Os últimos desfiles de moda em Sevilha e Paris, com destaque para as coleções inspiradoras de Maria Grazia Chiuri, foram muito bem recebidos. Após três anos de renovação, o berço histórico da marca na 30 avenue Montaigne em Paris está reabrindo, celebrando a excelência do know-how e a paixão pela alta costura, requinte e cultura, oferecendo uma nova experiência holística exclusiva da Dior. A Fendi registrou um crescimento sólido, impulsionado pelo sucesso das coleções de Kim Jones. Celine está experimentando um crescimento muito forte graças ao notável sucesso do prêt-à-porter e artigos de couro criados por Hedi Slimane, em particular com a nova linha de artigos de couro fino para seus modelos Triomphe e 16. A Loewe continua seu excelente impulso sob o ímpeto da ousada criatividade de J.W.Anderson. Loro Piana e Marc Jacobs também estão tendo um excelente semestre.

Perfumes e Cosméticos: forte impulso em perfumes, recuperação em maquiagem, impacto das restrições sanitárias na China e distribuição seletiva contínua

O negócio de Perfumes e Cosméticos registrou um crescimento orgânico de vendas de 13% no primeiro semestre de 2022. O resultado operacional atual caiu 1% devido a uma política de distribuição e promoções muito seletiva. A Parfums Christian Dior obteve um desempenho notável, fortalecendo sua liderança em todos os seus principais mercados. Sauvage confirma sua posição como o perfume líder mundial e as icônicas fragrâncias femininas J’adore e Miss Dior desfrutam de sucesso contínuo. A maquiagem também contribui para os resultados satisfatórios da marca. A Guerlain continuou a crescer, impulsionada em particular pela vitalidade de sua linha de cuidados com a pele Abeille Royale, sua linha Aqua Allegoria e sua coleção de perfumaria l’Art et la Matière. Parfums Givenchy se beneficiou do sucesso do perfume L’Interdit. A maison Francis Kurkdjian colaborou com o Palácio de Versalhes como parte de um patrocínio para a criação do Jardim do Perfumista (Jardin du parfumeur).

Relógios e Jóias: retomada das vendas no setor

O segmento de Relógios e Joalharia obteve um crescimento orgânico de vendas de 16% no primeiro semestre de 2022. A receita operacional atual aumentou 26%. Em joalheria, a Tiffany & Co. teve um semestre excelente, ainda impulsionado pelo forte crescimento nos Estados Unidos. A nova coleção Knot, em particular, beneficiou de uma procura sustentada, assim como a coleção Blue Book High Jewelry, que atingiu um recorde de vendas. Uma loja pop-up está aberta na Avenue Montaigne em Paris, oferecendo uma experiência imersiva sobre o tema da história de amor entre Paris e Tiffany, enquanto a Saatchi Gallery em Londres hospeda a exposição “Vision & Virtuosity“, comemorando 185 anos da maison. Na Bulgari, as linhas Serpenti e Bzero1 Classic são importantes motores de crescimento, enquanto a nova coleção Haute Joaillerie e Haute Horlogerie Eden: The Garden of Wonders e suas coleções de relógios, incluindo o novo relógio Octo Finissimo Ultra, estabeleceram novos recordes. Chaumet e Fred conseguiram um desempenho muito bom ao longo do semestre. A exposição “Végétal” de Chaumet no Palais des Beaux-Arts em Paris foi um grande sucesso e muitas novidades relojoeiras da TAG Heuer, Hublot e Zenith foram reveladas na Watches & Wonders.

Varejo Seletivo: excelente desempenho da Sephora; DFS impactada por restrições de saúde na China

No Varejo Seletivo, as vendas cresceram 22% no primeiro semestre de 2022. A receita operacional atual aumentou 181%. A Sephora obteve um excelente desempenho com uma forte recuperação da atividade em suas lojas. O impulso foi particularmente forte na América do Norte, França e Oriente Médio. Os investimentos na estratégia omnicanal da Sephora continuam com o objetivo de melhorar continuamente a experiência de compra de seus clientes, tanto online quanto na loja. A DFS, por sua vez, foi afetada ao longo do semestre pela fraqueza persistente nas viagens, principalmente na China, devido ao aperto das restrições sanitárias.

Perspectivas para o resto de 2022

No atual contexto geopolítico e face à conjuntura sanitária, o Grupo LVMH manterá uma estratégia focada no reforço contínuo da atratividade das suas marcas e apostando na excepcional qualidade dos seus produtos e na excelência da sua distribuição. A exigente política de qualidade do Grupo em todas as suas conquistas e o dinamismo e a criatividade incomparável das suas equipes lhe permitirão reforçar ainda mais a liderança do Grupo LVMH no mercado global de luxo em 2022.

Mais informações no site www.lvmh.fr

Veja também:

You may also like