Mercado

Investimento em produtos de alto luxo, um mercado que caminha longe da crise

Artigo por Conceiyção Montserrat – CEO da Conceiyção Montserrat Gestão e Negócios

A Pandemia nos trouxe uma realidade que foge da grande fatia do mercado consumidor, que é o mercado de Alto Luxo, ou seja, o mercado Premium.

Este público consumidor passou ao largo de todas as dificuldades e limitações que as restrições impuseram em nossa rotina e se distinguiu bastante nos últimos 18 meses, ocupando um espaço significativo em toda cadeia de serviços e produtos no mercado VIP.

Nunca se vendeu tanto, acessórios, joias, carros e imóveis como nos últimos meses.

A área de arquitetura teve seu melhor momento dos últimos 10 anos no segmento de luxo. Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o setor registrou um crescimento de 32% em 2021 nas vendas de imóveis de luxo e muitos produtos foram insuficientes para atenderem a demanda de compras deste público consumidor.

Com a necessidade de praticar o isolamento social e ter que ficar muito tempo em casa, trabalhando a distância, as pessoas começaram a sentir necessidade de ter ambientes mais confortáveis, trocaram de imóvel para ganhar mais espaço para seus filhos, foram para outras cidades buscando mais qualidade de vida. Adquiriram eletrodomésticos mais sofisticados para otimizar seu tempo e buscaram produtos e serviços mais qualitativos para atender suas necessidades e sua nova rotina de vida.

Outro fator muito importante foi a restrição a viagens internacionais e com a alta do dólar muitas pessoas optaram por substituir as compras feitas nestas viagens por produtos nacionais de qualidade.

Nos últimos anos o mercado de luxo evoluiu muito ganhando maturidade abrangendo não somente produtos, mas também serviços.

O luxo atual é o luxo de experiências, de momentos únicos, produtos personalizados, pois o mercado de luxo por ostentação não é mais bem vindo e estamos vivenciando o luxo experimental.

Especialistas acreditam que em 2025 Brasil, Rússia, China e Índia representarão 52% deste nicho no mundo, segundo o IBGE hoje 52% deste público está concentrado em São Paulo. De acordo com a ABRAEL (Associação Brasileira das Empresas de Luxo) os consumidores que passaram a investir no Brasil o que equivale a um crescimento de 51,74% entre setembro de 2020 a 2021, sendo que algumas marcas ultrapassaram os 100%.

As empresas que quiserem crescer aproveitando esta demanda de consumo, deverão focar seus produtos e serviços a este público que tem crescido de forma consistente.

Crie experiências que envolvam seus clientes, entregue produtos com qualidade não deixando nenhum detalhe sem atenção. Desenvolva uma logística que contemple todas as etapas principalmente o pós venda, proporcionando a experiência de desejo do seu produto ou serviço.

Concentre-se em treinar e preparar sua equipe e colaboradores para atender a este público, busque empresas que possam oferecer este treinamento.

Desde a apresentação de um imóvel de alto padrão, a entrega de um produto ou evento de experiência, entenda quem é seu público, o que ele espera de você e sua marca, cuidando para que ele não se decepcione ou se fruste diante do que foi oferecido.

O mercado de Alto Luxo tende a crescer nos próximos 4 anos e em determinadas regiões de forma mais consistente que outras. Identifique este mercado para seus produtos ou serviços e direcione seu planejamento para atender este nicho de forma adequada.

Este público possui um código de comportamento e buscam produtos e serviços que compreendam seus desejos e necessidades. Objetive e direcione seus produtos, melhorando cada detalhe, investindo em treinamento de equipe para que possa crescer junto a projeção stimada nos próximos anos.

Vale a pena o investimento e aperfeiçoamento.

 

Conceiyção Montserrat – Atenta as transformações do mercado brasileiro, Conceiyção Montserrat reuniu ao longo da sua carreira em mais de 25 anos (atuando no mercado nacional e internacional à frente de gestão e fomentação de negócios), grandes experiências, pois teve a oportunidade de desenvolver trabalhos nas áreas de gestão de projetos, comunicação, criação e design gráfico, produção audiovisual, marcas e patentes, eventos corporativos, acompanhando as questões jurídicas e gerenciamento de crise nos projetos, vivenciando a oportunidade de trabalhar com profissionais altamente capacitados e atuando junto a empresas com parceiros de larga experiência nas áreas de assessoria de imprensa, planejamento estratégico e conteúdos educacionais. A executiva é CEO da Conceiyção Montserrat Gestão e Negócios.

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