Recentes estudos apresentados pela Bain&Company e Similarweb apontam as marcas de luxo que mais se destacam no universo digital. A Gucci, marca de origem italiana que hoje integra o grupo Kering, domina a web com 9,440.000 visitantes mensais em seu site e audiência de 54.144.179 fãs e seguidores em suas redes sociais. A hashtag #GucciGram exemplifica como a empresa considera importante o Instagram e traduz com precisão a aposta que a dupla Marco Bizzari e Alessandro Michele fazem nos consumidores millenials. Uma nova estética, divertida, irônica e com referências street estão presentes nas roupas, acessórios e campanhas. O conceito jet setter, que Tom Ford um dia imprimiu à Gucci, parece algo muito longínquo, como se fosse há dois séculos.
A Louis Vuitton é a segunda marca mais relevante na internet. Com 7.700.000 internautas visitando o site por mês consegue uma audiência de 56.886.821 fãs nas redes sociais. O destaque fica por conta da média de tempo que as pessoas passam no site: 4,15 minutos contra 1,5 minuto em média. A empresa usa das plataformas online para lançamentos de produtos e também para interagir com seus consumidores. Tem uma estrutura de e-commerce que serve de benchmarking e é uma das poucas marcas com site totalmente adaptado ao mercado brasileiro.
A Chanel ocupa terceiro lugar em importância digital junto as marcas de prestígio. Com tráfego de 4.270.000 visitantes no site, supera as duas primeiras colocadas em redes sociais. A audiência da Maison chega a 67.449,041 fãs. A estratégia de conteúdo da empresa é cuidadosamente pensada e investe maciçamente em vídeos. Segundo o theloup.co Luxury Social Video Index os vídeos da grife geraram mais de 300 milhões de visualizações no YouTube e no Facebook em 2017. A empresa promove produtos enfatizando aspirações, em detrimento da acessibilidade.
Os quarto e quintos lugares ficam com Dior e Burberry respectivamente com 2.910.000 de acessos ao site e 48.306.113 fãs para a francesa e 2.790.000 visitantes ao site e 43.329.468 fãs para a britânica. Chama a atenção o pouco esforço que MiuMiu e Givenchy, que pertence ao mesmo grupo da Louis Vuitton e Dior, dedicam ao universo digital. Percebe-se que tais marcas perderam relevância junto às gerações X, Y e Z e apresentam também desempenho em vendas muito menores que demais marcas de luxo.
A tradicional e ainda familiar Hermès apresenta um desempenho importante na internet quando falamos de marcas de prestígio. Com 1.770.000 visitantes mensais no site e 10.356.812 fãs nas redes sociais, consegue estar a frente de muitas outras marcas cuja distribuição e investimento em mídias são bem mais relevantes. Cintos, gravatas, lenços e perfumes são os temas mais evidenciados nas plataformas digitais.
Esses estudos retratam a nova realidade de promoção e distribuição das marcas de luxo. Se algo saiu de moda foi achar que luxo e internet não combinam.