Turismo

Faturamento do mercado de turismo de luxo pode chegar a 520 bilhões de euros até 2035

A Bain and Company em colaboração com a Forward Keys revela os primeiros insights do relatório “High-end Tourism – A strong driver for Europe“.

O turismo de luxo faz a Europa ascender

De acordo com as primeiras observações do estudo – cuja versão completa deve ser divulgada ainda esse mês –, o turismo premium na Europa arrecada entre 130 e 170 bilhões de euros por ano. Cinco países são responsáveis por gerar 75% deste valor: Reino Unido (30 a 35 bilhões de euros), França (22 a 27 bilhões), Itália (20 a 25 bilhões), Espanha (também de 20 a 25 bilhões) e Alemanha (5 a 10 bilhões). Tais destinos refletem as expectativas dos turistas de alto nível, principalmente pelos seus museus, feiras e galerias de arte, centros urbanos, boutiques de luxo e espaços históricos e arquitetônicos. Como mostram as tendências turísticas aceleradas pela crise sanitária, os atrativos naturais também continuam populares entre os viajantes.

Gráfico de atividades realizadas pelos turistas de alto padrão

No varejo, o segmento de alto padrão representa 22% das receitas totais do turismo europeu, enquanto outros 22% dos gastos são com hospedagem e 33% com cultura, entretenimento e compras. Estes valores podem ser justificados pelo poder de compra dos clientes premium, cujas despesas diárias são oito vezes superiores à média dos turistas. Além disso, embora os alojamento de luxo representem apenas 2% da indústria, eles empregam quase o dobro do número de funcionários que os alojamentos econômicos.

Em um momento de recuperação pós-pandemia, as perspectivas para o turismo europeu podem registrar € 520 bilhões em receita direta até 2030-2035. Entre os principais fatores de crescimento, o relatório menciona em particular o investimento em turismo sustentável e em infraestrutura de mobilidade. As primeiras páginas do estudo podem ser consultadas aqui.

Veja também:

You may also like