O grupo LVMH-Möet Hennessy Louis Vuitton associou-se à Microsoft e a Consensys para criação da Aura, uma plataforma cujo objetivo é combater a pirataria e assegurar aos clientes a transparência nos processos de produção de seus bens,
Trata-se de uma tecnologia blockchain que será disponibilizada futuramente, em consórcio, para outros conglomerados de luxo. As grifes Louis Vuitton e Christian Dior estão envolvidas nos projetos pilotos, cujo lançamento se deu há 3 anos.
Os consumidores poderão igualmente ter a certeza que os bens adquiridos são genuínos e que sua fabricação não desrespeitou questões éticas e ambientais.
A pirataria causou uma perda estimada de US$ 30,3 bilhões para as marcas de luxo em 2017, segundo o Global Brand Counterfeiting Report 2018.
A tecnologia começa na primeira etapa da produção. A cada passo seguinte, a plataforma é alimentada com informações únicas -não copiáveis e de acesso global- sobre o produto. Ao adquirir uma peça, o consumidor utiliza o aplicativo da marca para para receber o certificado AURA que contém toda a informação gerada. Os dados trazem da origem de seus componentes até informações técnicas, incluindo dados de sustentabilidade.
Não foi anunciado ainda quando a tecnologia estará disponível no mercado.