Obras dos artistas Cabelo e Regina Parra serão exibidas no Piso 1 e Piso 2 em um dos empreendimentos da Iguatemi, parceira da Pinacoteca desde 2014
A Pinacoteca de São Paulo se junta ao JK Iguatemi para mais uma edição do projeto Pina no JK que acontece até 24 de outubro com exibição de duas obras da coleção do museu nos pisos 1 e 2. Pinacoteca e Iguatemi, parceiros há 8 anos, promovem uma programação que será a chance do público apreciar de perto trabalhos dos renomados artistas contemporâneos Cabelo e Regina Parra em um ambiente inusitado, fora do espaço museológico.
Esta será a terceira edição do projeto Pina no JK. A obra sem título (2012-21) do multiartista brasileiro Cabelo (nome artístico de Rodrigo de Azevedo Saad)?(1967,?Cachoeiro de Itapemirim,?Espírito Santo). A peça em neon azul e veludo sobre base de madeira faz parte de um conjunto de trabalhos que traz figuras híbridas recorrentes no universo imagético de Cabelo. São seres surgidos da imaginação do artista e de sua ligação com o Candomblé. Em suas peças, a evocação de seres ancestrais sempre se mescla às referências urbanas (como o neon), ao rap, ao funk e a estados expandidos da consciência.
O trabalho Chance (2015-17), de Regina Parra (São Paulo, 1984), também utiliza o neon. Neste trabalho, a artista se apropria desse mecanismo para lançar no espaço a frase “A Grande Chance” que desafia o espectador a múltiplas interpretações ao pensar sobre o que constitui “sua grande chance”. O trabalho sugere aquele momento decisivo ao qual todos estão sujeitos. Chance é resultado de um desafio pessoal na vida de Parra que enfrentou problemas de saúde. Regina Parra explora desde o início da sua carreira uma multiplicidade de linguagens como pintura, instalação e performance. Questões humanas como a imigração, movimento dos corpos e o feminino, assim como referências ao ambiente urbano, estão presentes em suas produções.
“A Pinacoteca de São Paulo tem a oportunidade, pelo terceiro ano, de levar obras emblemáticas do seu acervo para o JK Iguatemi. É uma oportunidade para o museu mostrar o seu acervo em outro lugar, mas sobretudo para o público. Os frequentadores do espaço serão surpreendidos e convidados a apreciar obras de artistas importantes da cena contemporânea brasileira“, diz Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca de São Paulo. E completa: “Uma parceria de sucesso que se desenvolve há 8 anos com o apoio contínuo da Iguatemi na programação e manutenção do museu“.