Arte & Cultura

Livro Conta a Experiência de uma Brasileira ao Cursar o Doutorado na Maturidade, em Portugal

ao Cursar o Doutorado na Maturidade, em Portugal

Lisboa Inspira” narra desafios e descobertas da autora e é permeado por reflexões e dicas sobre a Lisboa contemporânea e sobre o lugar da mulher madura em nossa sociedade

Muito se tem falado sobre os novos papéis femininos e também sobre questões ligadas ao etarismo – o preconceito voltado aos indivíduos mais velhos. “Lisboa Inspira” trafega com leveza por esses assuntos, mas eles não são o seu único foco. O livro narra com leveza e humor a experiência de uma mulher madura ao cursar o doutorado em Portugal, aos 56 anos, quando tantos já planejam ou iniciam suas aposentadorias.

Ao todo, foram 184 dias no que a autora considera uma “pequena-grande aventura” e que são apresentados numa espécie de diário, que inclui sua rotina e percepções sobre os costumes, a cultura, locais e atrações da cidade, além de sua experiência no universo social e acadêmico de um outro país durante a realização de um sonho antigo. O texto (204 páginas) inclui também reflexões sobre a vida e sobre essa empreitada de conhecimento e autoconhecimento, de crescimento profissional e pessoal.

É o primeiro livro não técnico|didático de Rosana de Moraes, também autora de “O Marketing e a Arte do Luxo – E Inspirações para Outros Segmentos” (Ed. FGV). Além de doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Rosana é mestre em Marketing e especialista no mercado de luxo, com uma carreira de quase 30 anos como executiva na área, na qual é também professora. Mas o que “Lisboa Inspira” traz são sua vivência pessoal, desafios e visões como mulher, que podem vir a literalmente inspirar muitas outras mulheres e também homens.

Segundo a autora, o livro (Editora 7 Letras|Imprimatur), “contém dicas sobre Lisboa, mas não é um guia. Fala sobre a experiência de um doutorado no exterior, mas não é um passo a passo para isso. Contém narrativas e visões pessoais de vida, mas não é uma autobiografia. Compartilha desafios e superações, mas não é, nem de longe, um manual de autoajuda. Logo, pode defini-lo como preferir, o importante é que ele suscite ideias”.

O lançamento em São Paulo aconteceu no dia 21 de julho, na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi, e haverá sessão de autógrafos também no Rio, no dia 25 de agosto, na Livraria da Travessa Shopping Leblon. Mas o livro já está à venda online .

Outras informações:

Tel: +55 21 999 857 316 ou E-mail: rosanadgmoraes@gmail.com

Veja também:

You may also like