Moda

Kenzo lança projeto de reciclagem em torno do seu perfume Flower

A marca de cosméticos está lançando uma iniciativa para dar nova vida aos frascos da sua fragrância campeã de vendas, Flower.

Flower by Kenzo: storytelling e reciclagem

Num momento em que o compromisso eco-responsável das marcas é um critério fundamental nas intenções de compra dos consumidores, o setor da perfumaria não foge à regra. Enquanto Chanel aposta na integração de vidro reciclado em seus frascos N°5 e Guerlain renova seu Aqua Allegoria em uma versão sustentável, Kenzo Parfums aposta na reciclagem artística dos frascos – incluindo de testes – de seu perfume Flower.

Para isso, a marca associou-se ao fabricante francês Q de Bouteilles. No processo, os vidros são recolhidos nos pontos de venda da Kenzo e depois retrabalhados nas oficinas da empresa, inicialmente especializada em objetos de decoração e louça.

Os recipientes de vidro são então trabalhados manualmente por um processo de baixo consumo de energia – sem utilização de gás, consumo de água em circuito fechado, etc. –, passando por cinco fases de modificação destinadas a transformá-los em soliflores disponíveis no varejo para vendas efetuadas na rede de distribuição Marionnaud. “Usando a técnica de jateamento, removemos a haste icônica de Flower para deixar espaço para uma flor real” especifica Gauthier Decarne, co-fundador da Q de Bouteilles. Para a fragrância que, por mais de 20 anos, foi inseparável da imagem da papoula, o storytelling agora se encarna, de forma muito literal, na segunda vida de sua embalagem.

Esta iniciativa vem na sequência do lançamento do perfume Kenzo Flower L’Absolue, cujo frasco contém 15% de vidro reciclado e é lacrado por uma tampa cujo teor de plástico foi reduzido em 25%.

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