A Federação Suíça de Relógios anunciou o desempenho das exportações de relógios do país de janeiro a junho de 2022.
Exportações impactadas pela situação sanitária chinesa
Depois que as exportações de relógios suíços aumentaram 31,2% em 2021 em relação ao ano anterior, o início de 2022 foi marcado por um crescimento ainda maior, impulsionado pela maioria dos mercados.
De janeiro a junho, as exportações aumentaram 11,9% em relação ao mesmo período de 2021 e 72,8% em relação a 2020. No total, são cerca de 7,2 milhões de relógios de pulso vendidos em todo o mundo, enquanto o valor das exportações no primeiro semestre foi de 11,9 bilhões de francos suíços.
No varejo, esses resultados foram impulsionados pela região americana, com um acréscimo de 31% no primeiro semestre de 2022 em relação ao primeiro semestre de 2021. Os Estados Unidos permaneceram no topo do mercado mundial com 31,4% de crescimento no mesmo período.
Logo após, destaca-se a Europa com o seu aumento de 21,9% nas exportações, apesar de uma significativa queda de -54% nos países orientais. A Oceania, por sua vez, teve um aumento de 21,7%, assim como a África, de 3,7%.
A Ásia, devido às novas restrições sanitárias no início do ano, foi a região mais impactada, com crescimento estimado em +0,8%. A região do Extremo Oriente, em particular, foi penalizada em -8,7%, enquanto a China caiu -26,3%.