A multinacional de beleza acaba de lançar um site educacional centrado no mundo da perfumaria. Com informações sobre mais de 20.500 produtos, 1.000 marcas listadas e 1.400 ingredientes detalhados, a operação concretiza a aliança de compartilhamento de tecnologia e conhecimento a serviço do consumidor.
O grupo – que detém os segmentos de perfumaria Jean Paul Gaultier, Carolina Herrera, Paco Rabanne e mais recentemente Byredo – apresentou um novo projeto informativo e de serviços em larga escala. Inspirada no nome da enciclopédia online Wikipédia, a plataforma online WikiParfum visa identificar todos os aspetos relacionados com as fragrâncias.
Com mais de 20.500 perfumes, este novo espaço digital possui uma vasta gama de conteúdos detalhados. Graças a um motor de busca desenvolvido por profissionais da indústria, cientistas e em colaboração com Fragrances of the World, os internautas podem descobrir artigos de mais de 1.000 marcas, desde grandes marcas até empresas de nicho, como Gucci, Guerlain, Dior, Bourjois e Adidas .
Todas as características dos perfumes são assim listadas nas fichas de produto. Por exemplo, na página Bleu de Chanel Eau de Parfum, Puig indica sua família “Aromatic Fougère” e subfamília “Citrus”, seu perfumista Jacques Polgé, a faixa de preço, uma descrição, ingredientes como gerânio e madeira, ou até mesmo produtos com propriedades semelhantes, como Esencia Eau de Toilette Classic da Loewe.
Os ingredientes também possuem páginas próprias onde são mencionadas todas as suas especificidades: seus mundos, notas e aromas, perfumes icônicos, condições de produção, bem como informações adicionais denominadas “você sabia”. No total, mais de 1.400 matérias-primas estão agrupadas.
Além deste dispositivo informativo, um algoritmo dá aos usuários a oportunidade de criar seu “perfil olfativo” para receber conselhos personalizados. Através de dados de pesquisas e das preferências indicadas pelo consumidor, Puig apresenta as fragrâncias que mais se adequam à sua personalidade e necessidades.
Para atingir uma meta internacional, a ferramenta está disponível em sete idiomas, do francês ao inglês, passando pelo chinês, espanhol e alemão. Impulsionado por um crescimento do volume de negócios de +68% em 2021 face a 2020, o grupo de beleza pretende assim democratizar toda a indústria da perfumaria.
Uma iniciativa inovadora e tecnológica que deve atender diversos perfis. De um lado, profissionais e estudantes e, de outro, consumidores inclinados a conhecer o mundo das fragrâncias e a utilizar o serviço de recomendações sob medida.