O grupo de luxo francês fechou seus primeiros seis meses de atividade em 2022 com um faturamento de $9.930 bilhões de euros, um aumento de 16% em relação ao ano passado.
Desempenho impulsionado pela Saint Laurent
Enquanto a Kering trabalha numa expansão “direcionada e seletiva” da sua distribuição, o grupo pôde contar este semestre com o desempenho da sua rede própria – incluindo no e-commerce – com um aumento global de 32% no segundo trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2019. “Estamos intensificando nossas ações com clientes locais em todos os nossos mercados, e também aproveitando a recuperação emergente do turismo na Europa. Cada uma de nossas maisons contribuiu para o forte crescimento de dígitos do lucro operacional da Kering e, portanto, para a melhoria da margem do Grupo“, disse François-Henri Pinault, presidente e CEO da Kering, em um comunicado à imprensa.
No período, a Gucci – uma das marcas mais procuradas do momento – viu o seu volume de negócios atingir $5.173 bilhões de euros, um aumento de 8%. Embora a marca tenha registado um crescimento de 13% no primeiro trimestre, os últimos três meses voltaram a refletir o impacto das medidas sanitárias relacionadas com o COVID-19 na China. No entanto, esse valor foi equilibrado pelos bons resultados da marca na Europa Ocidental, Japão e Estados Unidos.
A Saint Laurent, por sua vez, continuou seu crescimento já palpável no primeiro trimestre (37%) e encerrou o semestre com alta de 34%, com faturamento total de $1.481 bilhão de euros.
Com um novo diretor artístico desde novembro passado, a Bottega Veneta registrou no mesmo período um faturamento de $834 milhões de euros (+13%), enquanto as outras marcas do grupo – incluindo Balenciaga, Alexander McQueen e Brioni – registraram vendas acumuladas de 2 bilhões de euros, um aumento de 29% no comparativo.
“Num contexto macroeconômico cada vez mais incerto, o Grupo prossegue a implementação da sua estratégia com consistência e determinação, e continuará a gerir e a alocar os seus recursos com vista a apoiar o seu desempenho operacional, mantendo um elevado fluxo de caixa e otimizar o retorno de seu capital empregado“, disse Kering sobre suas perspectivas para os próximos meses.