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Cartier, novo ator do CEO Carbon Neutral Challenge
Em novembro de 2019, Marco Bizzarri, CEO da Gucci, enviou uma carta aos players do setor – têxtil e outros – pedindo aos seus líderes que tomassem medidas concretas contra as emissões de gases de efeito estufa. “Como CEOs, devemos assumir a responsabilidade por todas as emissões de GEE geradas por nossos negócios. A extensão dessas emissões está em nossas cadeias produtivas e não temos tempo para esperar (…). Devemos agir com urgência para enfrentar o problema de todas as maneiras possíveis e parar de se concentrar apenas em nossas metas climáticas nos próximos anos”, afirmou ele.
Nesse processo, a marca deu início ao Carbon Neutral Challenge, uma iniciativa que convida líderes empresariais a abraçar a luta contra as mudanças climáticas e a redução da biodiversidade. Baseado em argumentos científicos, este desafio aponta uma série de princípios fundamentais, como o estabelecimento de um plano de ação público e a adoção de objetivos métricos reconhecidos para travar, reduzir e/ou compensar as emissões relacionadas com as atividades da partes interessadas em toda a sua cadeia de abastecimento, privilegiando principalmente soluções naturais. O projeto abrange também a noção de responsabilidade e a partilha anual de resultados.
Essa iniciativa conquistou a Cartier, marca do grupo suíço Richemont, que anunciou recentemente que estava deixando o Conselho de Joalheria Responsável devido à falta de transparência da organização em relação ao fornecimento de diamantes da Rússia.
“Acreditamos firmemente que as aspirações por uma indústria sustentável só podem ser alcançadas por meio de iniciativas colaborativas”, disse Cyrille Vigneron, presidente e CEO da Cartier. “Como cidadãos do mundo, acreditamos que é nosso dever proteger sua biodiversidade e ter um impacto positivo no planeta. Isso significa fortalecer o apoio da Cartier a parcerias inovadoras como o CEO Carbon Neutral Challenge conduzido por Marco Bizzarri e unir forças para ter um impacto positivo no planeta e nas pessoas. Esperamos que outros atores do setor privado se comprometam a participar do desafio também.“
O CEO Carbon Neutral Challenge também foi adotado por empresas como Sanpellegrino, Lavazza Group, SAP, The RealReal e Levin Sources.