O grupo L’Oréal, que administra a marca Yves Saint Laurent Beauty, está lançando uma tecnologia de personalização em parceria com a Emotiv.
Tecnologia a serviço da perfumaria de luxo sob medida
Em um momento em que a personalização é parte integrante das tendências de consumo, o grupo L’Oréal aproveitou o Dia Mundial do Perfume para lançar uma ferramenta que impulsiona a experiência do cliente em torno de suas marcas, começando com Yves Saint Laurent Beauty.
Concebido em colaboração com a empresa de bioinformática e neurociência Emotiv, o projeto permite que o cliente se beneficie de um “aconselhamento de perfumaria preciso e personalizado“, conforme indicado por Guive Balooch, diretor da L’Oréal Tech Incubator. Aqui, o processo gira em torno de um capacete multisensor que interpreta os eletroencefalogramas dos clientes enquanto eles testam diferentes categorias de aromas. Graças a algoritmos, o objeto pode assim analisar seu comportamento, suas preferências e as sensações proporcionadas pelos cheiros, uma forma de encontrar a combinação ideal de perfume de acordo com os sentimentos emocionais de cada um.
“Os aromas chegam ao número de centenas de milhares e sabemos que pode ser difícil para os consumidores explorar esse vasto número de opções e escolher o aroma certo para eles. Com esse sistema imersivo, conseguimos oferecer a 95% dos usuários uma fragrância personalizada de acordo com suas expectativas e desejos […]. Uma vez que sabemos quais aromas proporcionam alegria, energia ou outras emoções, podemos ir ainda mais longe na personalização de fragrâncias – o potencial é infinito,” afirma Stephan Bezy, gerente geral internacional da Yves Saint Laurent Beauty.
A iniciativa estará disponível nas boutiques Saint Laurent em todo o mundo durante 2022 e se estenderá até 2023.