Mercado

Mercedes-Benz anuncia novo projeto de reciclagem de baterias

A marca alemã dá mais um passo em direção à sustentabilidade com o estabelecimento de uma usina de reciclagem de baterias automotivas.

“Um passo decisivo para fechar o ciclo de reciclagem dentro da e-mobilidade.”

São inúmeras as iniciativas da indústria automotiva em prol da mobilidade elétrica. Enquanto a Aston Martin abordou a Britishvolt, especialista em design de baterias sustentáveis, a BMW i Ventures agora está colaborando com a HeyCharge para desenvolver uma rede de estações de carregamento. Por sua vez, todo o setor está adicionando um tijolo ao edifício eco-responsável de quatro rodas: uma rota também percorrida pela Mercedes-Benz, cuja principal ambição é mudar seus automóveis para o formato apenas elétrico até 2030.

Já comprometida com o caminho da transição verde, a fabricante anuncia hoje um projeto de construção, a partir de 2023, de uma fábrica especializada na reciclagem de baterias de íons de lítio no site de Kuppenheim, na Alemanha. Esta iniciativa foi idealizada pela nova subsidiária da Mercedes-Benz, LICULAR GmbH, em colaboração com várias outras instituições e com a empresa Primobius. “Por meio de colaborações direcionadas com parceiros de alta tecnologia na China e nos Estados Unidos, estamos globalizando nossa estratégia de reciclagem de baterias e dando um passo decisivo para fechar o ciclo de reciclagem na mobilidade elétrica”, explicou Jörg Burzer, membro do Conselho de Administração do Grupo Mercedes-Benz AG.

A usina usará, assim, a hidrometalurgia, técnica que permite abolir o processo pirometalúrgico tradicional – mais caro em energia e materiais – para atingir uma taxa de reciclagem de até 96%. Os elementos reciclados serão reintegrados ao circuito de produção de baterias, tornando a empresa mais independente em seu fornecimento.

Este projeto de economia circular irá reforçar o impacto ecológico dos veículos do fabricante numa altura em que todos os modelos da marca serão recicláveis ??e reutilizáveis em ??até 85% e 95% respetivamente de acordo com a norma ISO 22 628.

Foto: Divulgação

Veja também:

You may also like