Após dois anos sendo adiado por conta da pandemia do covid-19, o Festival Love Noronha realizou sua décima edição com recorde de público na ilha mais exclusiva e desejada do Brasil. Foram 4 dias de uma sinergia perfeita com a natureza, gastronomia e muitas festas.
O evento aconteceu de 18 a 21 de agosto e contou com turistas LGBT+ de várias partes do Brasil e também com uma pequena presença de turistas internacionais. Além de todas as atrações incríveis que Noronha oferece, que inclui a Baía do Sancho, eleita várias vezes a praia mais bonita do mundo, os participantes do Love Noronha puderam curtir 3 noites de festas em espaços diferentes ao som dos melhores DJ da cena LGBTQIAP+.
Além disso, a programação também ofereceu uma festa open bar e open food patrocinada pela BEATS em um barco exclusivo para os participantes do festival. O barco zarpou do porto de Noronha das 13h30 e passou a tarde visitando as paisagens mais bonitas da ilha, um verdadeiro passeio no paraíso.
Crescendo ano a ano, o Love Noronha conquistou de vez a simpatia dos moradores e empresários locais. As bandeiras do arco-íris com a marca do evento podiam ser vistas em todas as partes, começando pelo aeroporto, onde foi montado uma tenda especial para receber os participantes do festival.
As bandeiras do evento também eram vistas nas fachadas das pousadas, restaurantes, bares e lojas conveniadas que ofereciam descontos ou vantagens especiais para quem se identificava com a pulseira do Love Noronha, uma clara demonstração de apoio ao evento.
A alegria dos ilhéus em receber e celebrar os turistas LGBT+ também podiam ser conferidas nos táxis que foram adornados com a bandeira do Festival Love Noronha, isso sem falar na cordialidade com que atenderam os clientes que faziam parte do evento.
Consciência Ambiental
Outro destaque da edição 2022 do Love Noronha foi a coleta de lixo realizada na praia do Atalaia, coordenada pelo ICMBIO, órgão responsável pelo controle ambiental de Fernando de Noronha. A equipe da organização do evento juntamente com os convidados fizeram um mutirão para recolher o lixo oceanico que vem de outras regiões do planeta trazido pelas marés.
Segundo Maria do Céu, organizadora do Festival, todo o lixo coletado foi entregue na usina que faz a reciclagem do lixo da ilha. “É muito importante a gente imbuir essa responsabilidade aos turistas que frequentam a ilha, eles precisam entender que a natureza é a coisa mais importante que temos e precisamos preservar. Cuidar do lixo e da maneira correta de descartá-lo é fundamental para mantermos Noronha como esse paraíso natural conhecido e desejado no mundo todo”, comentou a empresária.
Recorde de Público
De acordo com a organização do Love Noronha, 280 turistas chegaram a Fernando de Noronha exclusivamente para participar do festival, o maior número desde a sua criação. Todavia, mais de 700 pessoas curtiram os eventos, já que, buscando uma integração maior, a produção do Love Noronha abre as portas para os ilhéus e outros turistas que queiram se divertir e festejar a diversidade.
“Talvez, para quem está acostumado com os grandes eventos, esse número possa parecer pequeno, mas em se tratando de um destino tão exclusivo como Fernando de Noronha, esse número é excelente”, celebrou a empresária.
Love Noronha 2023
Para quem perdeu essa edição, as datas para 2023 já estão definidas. Em exclusiva, a empresária Maria do Céu nos contou que o Love Noronha 2023 acontecerá nos dias 24,25,26 e 27 de agosto.
“Tenho a certeza que o sucesso dessa edição vai atrair muito mais participantes para o próximo ano, além disso, em breve já vamos lançar os pacotes e a lista de atrações para que nossos clientes possam se programar com mais antecedência”, finalizou Maria do Céu.