Durante toda a temporada do verão francês, a capital parisiense vem sendo palco de muitas exposições dedicadas ao know-how de grandes figuras do luxo. Confira:
O MAD comemora Schiaparelli
Elsa Schiaparelli foi uma das maiores designers da história da moda, que, através de seu estilo excêntrico, colorido e feminino, conseguiu se impor ao longo da primeira metade do século 20 diante de movimentos de moda mais audaciosos, principalmente influenciados por Coco Chanel. O seu legado vem sendo homenageado por Daniel Roseberry desde sua chegada à chefia da maison há três anos, seja em perfumes ou vestidos. “Shocking! Les mondes surréalistes d’Elsa Schiaparelli“, ou, em tradução livre, “Chocante! Os mundos surreais de Elsa Schiaparelli”, remonta tanto a carreira artística da estilista quanto o renascimento da marca nos últimos anos.
Shocking! Les mondes surréalistes d’Elsa Schiaparelli
Em exposição até 23 de janeiro de 2023
Musée des Arts Décoratifs, 107 rue de Rivoli, Paris 1er.
A herança naturalista de Chaumet
A natureza foi de encontro às jóias no coração do Musée des Beaux-Arts, onde Chaumet expõe 80 peças de joalheria e mais de 400 pinturas, esculturas, fotografias, móveis e várias instalações de design de som. Também são apresentadas criações desenvolvidas por outros artistas, todas dentro de um percurso que reúne diversos universos paisagísticos, entre florestas e canaviais.
Végétal – L’École de la Beauté
Em exposição até 4 de setembro de 2022
Musée des Beaux-Arts de Paris, 13 quai Malaquais, Paris 6.
A gênese do estilo Alaïa
Como nasceu o estilo de Azzedine Alaïa? Esta é a questão central da exposição “Alaïa avant Alaïa” dedicada ao estilista de moda falecido em 2017. Ao mesmo tempo em que suas origens orientais influenciaram fortemente a sua visão artística, a sua morada em Paris também lhe permitiu conhecer e se inspirar em grandes nomes da indústria da moda. A exposição apresenta essa mistura de culturas e inspirações que tiveram um papel decisivo no refinamento de seu estilo ultra feminino e escultural.
Alaïa avant Alaïa
Em exposição até 24 de outubro de 2022
Fondation Azzedine Alaïa, 18 rue de la Verrerie, Paris 4.
Yves Saint Laurent para sempre
O Museu Yves Saint Laurent de Paris e o Museu do Louvre continuam a celebrar o 60º aniversário do primeiro desfile do estilista. A iniciativa “Yves Saint Laurent nos museus” continua por mais algumas semanas nos dois lugares, expandindo a exploração da ligação entre a moda de Yves Saint Laurent e a sua relação com a arte.
Yves Saint Laurent aux musées
Em exposição até 18 e 19 de setembro de 2022
Musée Yves Saint Laurent, 5 avenue Marceau, Paris 16.
Musée du Louvre, rue de Rivoli, Paris 1er.
La Galerie Dior, a exposição permanente
Desde sua reforma completa, a boutique Dior na Avenue Montaigne dedicou um grande espaço ao patrimônio da marca. Entre o legado de seu fundador e a contribuição de vários diretores artísticos, a Galeria Dior explora 13 universos com inúmeras silhuetas e criações de cosméticos e perfumaria.
Le 30 Montaigne – La Galerie Dior
11 rue François I, Paris 8.