Château d’Yquem está escrevendo um novo capítulo em sua história ancestral com a safra 2019
Château d’Yquem é um mito, um milagre da natureza e um vinho único. Abrir uma garrafa de Yquem significa parar no tempo e saborear o momento com os entes queridos. A sua cor única, os seus aromas, a sua intensidade e o seu equilíbrio distinguem-no de outros grandes vinhos. Na sua juventude, na sua expressão mais exuberante, Yquem tem um poder de sedução universal, toca o coração, a alma e os sentidos de cada provador, seja principiante ou experiente.
O Château d’Yquem é um lugar extraordinário, situado no coração das colinas da Appellation Sauternes, rica em cem hectares de vinhas plantadas em um mosaico de terroirs. Lá estão reunidas todas as condições para amadurecer uma uva excepcional e obter o mais nobre dos cogumelos, o botrytis cinerea. Graças a um processo de sublimação, as uvas contêm sabores e aromas únicos no mundo. O Château guarda cuidadosamente o segredo da colheita seletiva, orquestrada com dedicação por catadores experientes, que guardam o saber-fazer ancestral das gerações que os precederam. Portanto, apenas as melhores uvas, sublimadas pela botrytis cinerea, são colhidas, pois essa é a regra de ouro de Yquem: nunca busque simplificações, atalhos e corra o risco de perder tudo. Este é o preço a se pagar para alcançar a excelência.
Graças a esta precisão na seleção das uvas, o processo de vinificação na adega requer muito poucos insumos. O envelhecimento em barricas é mais longo e adapta-se ao ritmo do vinho. O resultado deve estar lá: Yquem ou nada. Durante séculos, o Château d’Yquem foi servido nas festas mais grandiosas do mundo: dos reis da Europa aos czares russos e até aos imperadores japoneses. Os epicuristas de todos os tempos e os entusiastas do vinho nunca deixaram de admirar este mítico néctar. Os melhores chefs do mundo servem Yquem em seus restaurantes e às vezes criam um prato específico para ele, em busca de uma harmonização incomparável. Estes restaurantes são verdadeiros “faróis” que projetam os feixes de luz de Yquem por todo o mundo.
A aura de Yquem vai além do mundo da cozinha, pois embora tenha sido mimado por grandes estadistas, como George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, e foi nomeado “First Cru Classé Supérieur” na sequência de um pedido de classificação de Napoleão III, Château d’Yquem também inspira artistas. De fato, grande fonte de inspiração, este néctar tem despertado muitas emoções entre vários músicos, pintores, poetas e escritores. Para Frédéric Dard, Yquem é “luz bêbada”.
É verdade que combina com todos os pratos, mas um Yquem não precisa ser acompanhado. Ele encarna um mundo à parte a tal ponto que alguns afirmam que é melhor saboreá-lo no meio de uma conversa ao redor de uma fogueira, em pleno inverno, ou à sombra de uma grande árvore, admirando o sol desaparecendo no horizonte, em um longo dia de verão.
A safra 2019 estará disponível a partir de 22 de março de 2022.
Fotos: Divulgação