Juntamente com a campanha de Inverno 23, a Bottega Veneta apresenta um conjunto de livros de edição limitada em formato fanzine, gratuitamente, desde o dia 7 de setembro, disponível em todas as lojas Bottega Veneta no mundo todo.
Desde a coleção de fundação Inverno 22 de Matthieu Blazy, os livros da Bottega Veneta foram lançados junto com o lançamento de cada coleção de desfiles nas lojas. Concebidos como objetos colecionáveis, cada conjunto de livros investiga as referências criativas e narrativas visuais de uma temporada como uma tradução mais íntima da direção criativa de Blazy. Os livros acenam para o espírito coletivo da marca.
Em quatro volumes, os livros Inverno 23 revelam o processo criativo da coleção com esboços originais, cenas de campanha e imagens de bastidores. As mãos e mentes de artesãos, designers e artistas especializados contribuem para o conceito da temporada de artesanato em movimento como um esforço coletivo.
Fechando a “trilogia Itália” de Blazy, a coleção celebra o desfile de uma multiplicidade de personagens diversos. O artesanato inovador revelou possibilidades aparentemente infinitas, unindo códigos de volume e técnica, reimaginando materiais e encontrando expressões novas e inesperadas para o artesanato Intrecciato exclusivo da casa.
Colagens e close-ups de tecidos celebram a riqueza de textura e tato da coleção. Esboços originais do designer cipriota britânico Hussein Chalayan e encomendados por Blazy acentuam a fluidez e a energia de diferentes looks, enquanto os outtakes da campanha mostram a arte e o dinamismo dos designs que entram na vida cotidiana. E fotografias dos bastidores de Vieni a Vedere após a encomenda a Gaetano Pesce para realizar uma obra de arte site-specific na loja Bottega Veneta Montenapoleone de Milão.
Os quatro volumes estão envoltos em um estojo especial impresso no padrão inspirado em Stracciatella do salão Inverno 23.