Com o objetivo de desenvolver os segmentos de beleza licenciados das suas casas, o grupo suíço irá em breve fundar uma plataforma dedicada a estas atividades sob a gestão de Boet Brinkgreve.
A Richemont aposta nas divisões de beleza licenciadas das suas seis casas Cartier, Van Cleef & Arpels, Chloé, Dunhill, Alaïa e Montblanc. Impulsionado por um aumento de 14% nas vendas de abril a junho de 2023, o grupo suíço acaba de anunciar a criação de um novo hub que deverá incentivar o crescimento destas marcas, mobilizando os seus recursos para “contribuir para o desenvolvimento dos criativos mais refinados”. e licenças promissoras”, disse Richemont. Este Laboratório de Alta Perfumaria e Beleza teria, portanto, como objetivo centralizar o patrimônio de cada casa, compartilhando competências e conhecimentos.
Este projeto será criado e liderado por Boet Brinkgreve, nomeado responsável do novo hub desde 1 de setembro e que integrou a comissão executiva sénior da empresa. Após ocupar cargos de gestão na empresa de perfumaria DSM-Firmenich, o empresário trabalhará para ampliar a base de clientes das marcas e estabelecer assessoria estratégica em prol do crescimento.
Note-se que, segundo fonte da mídia WWD, esta operação não é uma tentativa de impedir o licenciamento dos departamentos de perfumes das seis marcas e retomá-los internamente.
Impulsionado pela forte demanda, este anúncio acompanha o grande movimento de criações de departamentos de beleza dentro dos próprios grupos ou marcas. Este ano, a Dolce & Gabbana assumiu a sua divisão de beleza anteriormente licenciada à Shiseido, enquanto a Kering criou o seu segmento neste mercado. Incluímos também a Prada, que lançou sua linha de cuidados com a pele e maquiagem neste verão, um ano após a inauguração de sua plataforma Prada Beauty, e a Balmain que deverá apresentar sua coleção de perfumes e beleza no outono de 2024.