Mercado

As 5 principais tendências para o setor de varejo em 2022

O ano de 2021 foi um ano de ajustes, em que a economia estava se recuperando lentamente da pandemia da COVID-19, e em que muitos acreditavam que o retorno à normalidade estava próximo. Porém, a nova variante Ômicron voltou a abalar o mundo e veio como um lembrete amargo de que não, o COVID ainda não acabou.

O que podemos esperar desses próximos doze meses? Em 2022, continuaremos a redefinir o mundo com uma coisa em mente: construir o que será a nossa nova realidade… Um sinal de que os grandes varejistas e marcas já estavam antecipando esse momento, reorganizando os seus canais e recursos.

Com esse olhar para o futuro, Miguel Rojo, Country Manager do Tiendeo expõe as tendências e ferramentas que os líderes e profissionais do setor de varejo usarão, extraídas de seu estudo Retail Marketing Hot Trends 2022*

 

  1.  Aumentar o compromisso com o e-commerce e canais digitais

A evolução dos hábitos de compra fez com que o canal digital se tornasse o meio preferencial de conexão com os consumidores. Segundo as estatísticas, o marketing digital (83%), as redes sociais (73%) e o e-commerce (63%) estão posicionadas como as mídias mais relevantes para profissionais de marketing na América Latina. É evidente o protagonismo que o comércio eletrônico ganha na região, marcando 7 pontos acima do registrado internacionalmente.

Com isso, em busca de garantir maior rastreabilidade das campanhas, personalização de conteúdo e automação nas estratégias, os varejistas e marcas optaram por lançar a transformação digital da indústria de consumo, promovendo interação constante com o cliente, tanto nos canais online quanto offline, e deixando como resultado o fato de 57% dos profissionais de marketing preferem canais digitais enquanto 41% preferem canais offline.

  1.  Viva as compras sociais!

Com 64% da população mundial fazendo compras por meio das mídias sociais1, os profissionais de marketing sabem bem onde destinarão seus gastos com publicidade. De acordo com o estudo do Tiendeo, nos próximos 12 meses cerca de 58% dos executivos do setor de varejo aumentarão seu investimento publicitário nas redes sociais.

Embora o “comércio social” seja uma tendência já consolidada em outras partes do mundo, este ano o setor de varejo da América Latina explorará ao máximo os benefícios do social shopping. A Accenture estima que para 2025 o maior volume de vendas nesse canal será ocupado por vestuário (18%), eletrônicos (13%) e casa (7%).

 

  1. Experiência do cliente acima de tudo

O principal desafio enfrentado pelos varejistas atualmente é o de identificar o momento e os canais certos para estabelecer contato com os clientes potenciais e frequentes, a fim de oferecer a eles uma experiência de compra tranquila e sem atritos.

De acordo com o estudo “Retail Marketing Hot Trends 2022” para 44% dos profissionais de Marketing a experiência do usuário é o aspecto mais importante a ser considerado em sua estratégia. Sob essa premissa, o varejo está desenvolvendo estratégias multi touch como ROPO (Research Online and Purchase Offline) para que o consumidor possa ter diferentes alternativas e pontos de conversão na hora de comprar, seja na web, no e-commerce, no ponto de venda físico.

  1.  Lojas mais disruptivas

Manequins digitais que conhecem suas roupas favoritas, que te guiam pelos corredores, lojas com auto pagamento sem caixas eletrônicos, prateleiras inteligentes que verificam a disponibilidade de produtos ou sessões de testes virtuais, sim, essas são as lojas do futuro.

Sobre isso, Rojo acrescenta: “Com a incorporação de uma tecnologia disruptiva (realidade aumentada, inteligência artificial…) em todo o processo de compra, presenciaremos lojas mais autônomas, que permitirão aos consumidores encontrar os produtos buscados de maneira quase instantânea, além de receber toda a atenção que necessitam de forma imediata, podendo experimentar tudo antes de comprar e também (por que não) a possibilidade de pagar rapidamente, tornando uma simples compra em uma experiência multissensorial da marca”. Varejistas do porte do Walmart ou Carrefour já deram um passo em direção a essa nova forma de interagir com os clientes para competir com os gigantes do comércio eletrônico.

5. Privilegiar a economia circular

A preocupação dos consumidores com o meio ambiente levou o setor a repensar suas estratégias de forma mais responsável para encontrar o equilíbrio entre o crescimento econômico e a sustentabilidade.

Em práticas sustentáveis, como a Economia Circula, onde os ciclos de produção são fechados para aproveitar ao máximo os recursos naturais, o papel desempenhado pelas ferramentas digitais é fundamental. Em 2021, muitos varejistas começaram a implementar ações de marketing mais sustentáveis, com a digitalização do catálogo promocional, que é considerado há muito tempo como o rei da geração de notoriedade. Esse tipo de modelo favorece a redução de resíduos industriais em até 80%.

Assim, os profissionais do setor pretendem aumentar a sua aposta na publicidade digital para se comunicar com os clientes. Neste ano, os canais digitais representarão 86% dos pressupostos orçamentários, enquanto os meios offline (publicidade exterior, catálogos…) alcançarão 14%.

 

* Estudo realizado na EMEA e LATAM com base na opinião de 358 diretores e gerentes de marca do setor de consumo em várias categorias (supermercados, casa, moda, eletrônicos, beleza, brinquedos, bricolagem, animais de estimação, esportes, saúde e viagens) entre 8 novembro de 2021 e 13 de dezembro de 2021.

Foto: Divulgação

You may also like