Turismo

Veja as tendências do turismo de luxo para 2020

 Todos os anos, a Virtuoso, rede global que congrega as principais agências de viagens de experiência e de luxo, conduz uma pesquisa com suas afiliadas em mais de 50 países a fim de determinar as tendências que estarão em alta no ano seguinte. Os dados são apresentados no Luxe Report, ferramenta já tradicional no mercado que coloca a Virtuoso como uma respeitada fonte de tendências do setor. Na edição 2020, o estudo revela que os viajantes brasileiros de alto padrão consideram as experiências customizadas como a melhor forma de investir tempo e recursos.

De acordo com os consultores de viagens da Virtuoso no Brasil, a expressão latina carpe diem tem balizado o desejo de aproveitar a maior quantidade possível de destinos e experiências de modo mais autêntico. Os viajantes ainda querem viajar com conforto e as experiências personalizadas que possam ser compartilhadas com família e amigos são a nova definição de luxo. Atenta a essas duas tendências, a Virtuoso lançou no início do ano a Wanderlist, ferramenta que apresenta uma abordagem inovadora de planejamento de viagens que visa ajudar os clientes a maximizarem suas oportunidades de viajar, tanto no presente quanto em ocasiões futuras.

Abaixo, as seis principais tendências reveladas pelo Luxe Report que destacam as preferências dos viajantes brasileiros de alto padrão em 2020.

1. Inexplorado e inesperado: com alguns dos destinos favoritos observando um aumento insustentável na demanda, os viajantes de luxo mais experientes estão buscando destinos remotos e intocados para evitar multidões e locais com excesso de turistas. Os consultores Virtuoso relatam que as solicitações vão de destinos culturalmente distintos a destinos com natureza abundante, como Bornéu, Groenlândia e Oman.

2. Destinos combinados: os viajantes têm seguido os conselhos dos consultores Virtuoso, que incentivam os clientes a explorar vários países, mesmo em viagens mais curtas. Viagens que misturam locais diversos estão em alta — em especial as que oferecem combinações inesperadas. Começar uma viagem numa estação de esqui e terminar numa praia, conhecer uma região metropolitana e acrescentar um aspecto de aventura na selva ou visitar um lugar bastante conhecido e depois seguir viagem para um local pouco conhecido para interagir com o público local exemplificam essas tendências. O foco está em experiências variadas que enriqueçam a viagem.

3. Viagens apetitosas: as viagens gastronômicas deixaram de ser uma tendência e, agora, constituem um novo nicho que tem como essência as experiências envolvendo comidas e bebidas. Aulas de culinária, refeições em casas particulares, caça às trufas, visitas a restaurantes estrelados e estabelecimentos que seguem o conceito farm-to-table — as experiências culinárias são tão variadas quanto os próprios viajantes e faz com que os apreciadores da gastronomia tenham um papel além de se sentar à mesa. As experiências gastronômicas se tornaram um foco tão grande que alguns clientes solicitam restaurantes no momento da reserva dos bilhetes aéreos — às vezes até antes.

4. Viagens em grupo: hoje, os viajantes buscam experiências mais significativas que lhes permitam aprimorar a inteligência emocional; sair da zona de conforto e interagir de forma genuína com habitantes locais permite que valorizem ainda mais as pessoas e culturas com as quais têm contato. Para além das atrações usuais, os clientes Virtuoso optam por explorar suas paixões por meio de atividades como uma degustação de vinho com o proprietário de uma vinícola local, um passeio de moto ou uma sessão com um personal shopper que conheça as melhores opções de compras e pop-up stores do local visitado. Além disso, também buscam acomodações com as características dos destinos que visitam, como pousadas que reflitam a personalidade local, hotéis butique e residências privativas.

5. Inteligência Emocional: os viajantes modernos buscam experiências mais significativas que lhes permitam aprimorar a inteligência emocional; sair da zona de conforto e interagir de forma genuína com habitantes locais permite que valorizem ainda mais as pessoas e culturas com as quais têm contato. Para além das atrações usuais, os clientes Virtuoso optam por explorar suas paixões por meio de atividades como uma degustação de vinho com o proprietário de uma vinícola local, um passeio de moto ou uma sessão com um personal shopper que conheça as melhores opções de compras e pop-up stores do local visitado. Além disso, também buscam acomodações com as características dos destinos que visitam, como pousadas cheias de personalidade, hotéis boutique locais e casas privativas.

6. Aproveitar a “jornada”: adotando a filosofia de que o “jornada” é metade da diversão em em uma viagem, os viajantes de alto padrão estão usando serviços exclusivos, como ser recebido por um anfitrião ao lado da aeronave a fim de evitar o aborrecimento de ter que trocar terminais, localizar portões de embarque ou pegar as filas na alfândega. Na Private Suite do Aeroporto Internacional de Los Angeles, por exemplo, os clientes são acompanhados através do serviço de imigração, transportados até as aeronaves em uma BMW e têm à disposição uma sala privativa para relaxar entre os voos.

A descoberta de novos destinos é o principal fator que deve inspirar os viajantes brasileiros em 2020, se mantendo na mesma posição do ano passado na categoria de Motivações de Viagens. Pela primeira vez, Cruzeiro de Aventura assume a primeira posição do ranking das Tendências de Viagens, enquanto as viagens de aventura ficam na em quarto lugar.

Dado o boom dos cruzeiros de expedição, não surpreende que a Antártida apareça em primeiro lugar não apenas em uma, mas duas categorias: Destinos em Ascensão e Viagens de Aventura. A ascensão do destino é ainda mais significativa considerando o fato de que a Antártida não figurou no ranking de nenhuma categoria da edição 2019 do Luxe Report.

Entre os Destinos Internacionais, a Itália assume o topo da lista como o principal destino dos brasileiros no exterior desbancando o favorito do ano passado, Portugal, que cai para a quinta posição. Outras fortes tendências para 2020 são o Egito, presente nos rankings de Destinos em Ascensão, Destinos Preferidos por Millennials e Destinos para Viagens de Aventura, e a Grécia, que conquistou o público figurando nos rankings de Destinos Internacionais, Destinos Preferidos por Millennials e Destinos de Lua de Mel.

Principais descobertas do Virtuoso Luxe Report Brasil 2020:

Tendências de Viagens
1. Cruzeiro de aventura
2. Autenticidade
3. Imersão cultural
4. Viagens “ativas” ou de aventura
5. Viagem de celebração

Destinos em Ascensão
1. Antártida
2. Egito
3. Ruanda
4. Japão
5. Butão

Destinos Internacionais
1. Itália
2. Estados Unidos
3. Grécia
4. França
5. Portugal

Destinos de Aventura
1. Antártida
2. Alasca
3. Nova Zelândia
4. Ilhas Galápagos
5. Egito

Destinos preferidos por “Millennials”
1. Austrália
2. Grécia
3. Egito
4. Camboja
5. Islândia
Cidades
1. Lisboa
2. Quito
3. Nova York
4. Dubai
5. Jerusalém

Destinos para Viagens em Família
1. Orlando
2. Ilhas Galápagos
3. Portugal
4. México
5. Austrália
Destinos de Lua de Mel
1. Maldivas
2. Polinésia Francesa
3. Seicheles
4. Grécia
5. Bali

Destinos para Viagens Solo
1. Peru
2. Índia
3. Espanha
4. Japão
5. Tailândia

Motivações de Viagens
1. Explorar novos destinos
2. Enriquecimento pessoal
3. Estar com entes queridos
4. Descansar e relaxar
5.Comemorar marcos ou conquistas

Ao todo, foram ouvidos em torno de 1.300 consultores Virtuoso no Brasil, América Latina, América do Norte, Ásia-Pacífico, Caribe, Europa e Oriente Médio para compor a versão global do Virtuoso Luxe Report, que conta com a vasta experiência dos consultores de viagem e insights relacionados às solicitações dos clientes para determinar as principais tendências do segmento de viagens de luxo para 2020.

You may also like